Esse post è uma contribuiçao da nossa leitora e amiga Daiana Cavalcante. Fico muito contente que voces participem do blog, com criticas, duvidas, dicas e tudo que vier no pensamento. Daiana, muito obrigada pela colaboraçao!
INGRESSO DE CIDADÃOS BRASILEIROS NA ITÁLIA PARA TURISMO OU PARA NEGÓCIOS
O brasileiro que pretende ir para a Itália para turismo ou para negócios não necessita de visto de entrada por um período de até 90 dias.
São duas as condições principais para o ingresso na Itália:
a)estar de posse de um passaporte brasileiro válido;
b)apresentar, no momento do ingresso na Itália, a documentação que justifique os motivos, a duração e as condições da permanência às Autoridades de Polícia de Fronteira.
A) Passaportes e documentos de viagem
Para o ingresso, a permanência ou o trânsito na Itália, o cidadão brasileiro deve estar munido de um passaporte ou de outro documento de viagem reconhecido válido pelo Governo italiano e cuja validade seja de pelo menos seis meses posteriores à data de entrada na Itália.
B) Documentação sobre os motivos e a duração da permanência
1. Disponibilidade de meios financeiros: o brasileiro que pretende ingressar na Itália deve dispor de meios financeiros que possam garantir o seu sustento durante a prevista permanência. A disponibilidade dos meios financeiros de sustento é considerada um dos pressupostos indispensáveis para o ingresso no Espaço Schengen.
A disponibilidade dos meios financeiros pode ser demonstrada mediante a apresentação de dinheiro em espécie, fianças bancárias, apólices fidejussórias, equivalentes títulos de crédito (cartões de crédito internacionais), de títulos de serviços pré-pagos ou de documentos comprobatórios da disponibilidade na Itália de fontes de renda.
A seguir, uma tabela indicativa para a determinação dos meios mínimos de subsistência solicitados para o ingresso na Itália:
DURAÇÃO DA VIAGEM: De 1 a 5 dias: quota fixa total
UM PARTICIPANTE: 269 Euros
DOIS OU MAIS PARTICIPANTES (os valores são por pessoa): 212 Euros
DURAÇÃO DA VIAGEM: De 6 a 10 dias:
UM PARTICIPANTE: 44 Euros
DOIS OU MAIS PARTICIPANTES:26 Euros
quota diária por pessoa
DURAÇÃO DA VIAGEM: De 11 a 20 dias:
UM PARTICIPANTE:51 Euros
DOIS OU MAIS PARTICIPANTES: 25 Euros
quota fixa
Quota diária por pessoa
UM PARTICIPANTE:36 Euros
DOIS OU MAIS PARTICIPANTES: 22 Euros
DURAÇÃO DA VIAGEM:Acima de 20 dias:
UM PARTICIPANTE: 206 Euros
DOIS OU MAIS PARTICIPANTES:118 Euros
quota fixa
Quota diária por pessoa
UM PARTICIPANTE: 27 Euros
DOIS OU MAIS PARTICIPANTES:17 Euros
2. Existência de moradia idônea: existência de uma moradia idônea na Itália (o cidadão brasileiro deve declarar também a pode fazê-lo apresentando eventualmente a reserva do hotel onde ficará hospedado). Poderá eventualmente apresentar uma declaração (ou carta) convite subscrita por um cidadão italiano (ou estrangeiro legalmente residente), com a qual o declarante atesta a sua disponibilidade para oferecer hospedagem na Itália ao cidadão brasileiro. A declaração (ou carta) convite deve estar acompanhada por uma cópia do documento de identidade de quem está convidando.
3. Bilhete aéreo de retorno para o Brasil: no momento do ingresso em território italiano o cidadão brasileiro deverá estar de posse do bilhete aéreo de retorno para o Brasil e apresentá-lo às Autoridades de fronteira italianas, quando solicitado.
Fonte: Embaixada da Italia
domingo, 9 de novembro de 2008
INGRESSO DE CIDADÃOS BRASILEIROS NA ITÁLIA

About Cris de Oliveira
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença há mais de cinco anos, criadora e administradora do blog Noticias da Bota. Sou sommelier e guia de turismo autorizada da cidade de Florença especializada em lingua portuguesa. Ganho a vida me divertindo, passeando pelas ruas de Florença, apresentando o que a cidade Berço do Renascimento tem de melhor.
7 on: "INGRESSO DE CIDADÃOS BRASILEIROS NA ITÁLIA"
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.
- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.
Obrigada pelo seu comentário !
Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.
Marcadores

Post interessante, é sempre bom saber as regras para ingresso em outro país, que são enormes.
ResponderExcluirExcelentes dicas.
ResponderExcluirQuando eu "fugir" para a Itália já sei a quem pedir uma carta de recomendação de endereço, rs (brincadeirinha)
Bjs
Tania
ResponderExcluirVenha sim !!! Sera um prazer te-la aqui em Firenze !!!!
Um beijo pra ti
O engraçado é que no Brasil não tem todas essas listas de recomendações :D
ResponderExcluirE apesar de estar em dia, de não ter deixado passar nada, ainda erram meu nome no permesso di soggiorno... e conclusão: dores de cabeça e muita paciência!
Adorei seu blog, te achei no meio do blog Brasil na Itália. Também tenho um, se quiser dar uma lida, mas é bem amador... http://jrscarvalho.spaces.live.com
Juliana
ResponderExcluirVoce vai ter que consertar seu permesso, senao tera problemas mais tarde e depedendo da cidade a onde voce estar, sera necessario muita paciencia !!!
Eu acho que pra entrar no Brasil tem todas essas recomendaçoes tambem, mas eles nao divulgam e nem cobram isso no aeroporto infelizmente!
Vou visitar o seu blog!
Obrigada pela visita e pelo comentario.
Um grande abraço
Oi Cris,
ResponderExcluirEstive na Italia em outubro de 2009 a turismo por 10 dias. Agora surgiu uma nova oportunidade de voltar. Meu marido foi a uma feira de arquitetura que termina no dia 06/02/2010 e eu irei encontrá-lo. Só agora fiquei sabendo da possibilidade de não poder entrar na Itália porque não tem 06 meses que voltei de lá. Isso é verdade? Ficaria 2 dias em Milão e percorreria mais algumas cidades até o dia 12/02/2010. Essa amiga teria que me enviar uma carta convite?
Aguardo noticias.
Gabriela
Gabriela
ResponderExcluirEu ja ouvi falar sobre esse assunto (de so poder retornar a Italia com visto de turismo )depois de 03 meses e nao seis. Mas eu nao vi nenhuma Lei que regulariza isso. Acredito que voce nao vai ter problemas pra entrar nao. Voce vai precisar da carta de hospitalidade ou de reserva de hoteis.
Um grande abraço e obrigada pela sua participaçao!