quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Serra Leoa: Os diamantes da pobreza

Hoje, dia 15 de outubro, acontece a blogagem coletiva, isto è, os blogs participantes postam sobre o tema escolhido. Esse ano, o tema escolhido foi a pobreza.

Eu resolvi postar sobre um dos paises mais pobre do mundo o qual teve o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,336 em 2005 – o IDH do Brasil é de 0,8 e o maior do mundo, da Islândia, é de 0,96.: Serra Leoa!

Localizaçao: Oeste da África, ao sul de Guiné e a nordeste da Libéria; banhada pelo Oceano Atlântico.

Um pouco de història:

Serra Leoa foi descoberta em 1460 por um navegador portugues chamado Pedro de Sintra e nessa epoca o pais era habitado pelos temnes. O nome de Serra Leoa deriva da semelhança que a serra, avistada desde o mar, adquiria com uma leoa vista de longe. Além disso, o trovejar na época das chuvas assemelhava-se ao rugido do animal.

A primeira atividade economica do pais foi a comercializaçao de escravos e em meados de 1787, Serra Leoa foi criada para ser uma colônia e receber escravos emancipados pelos ingleses após a independência dos Estados Unidos.

Serra Leoa nunca despertou o interesse dos ingleses, e sò em 1930 foram descobertas as jazidas de diamantes e o que era pra ser a salvaçao do pais, se tornou o seu maior problema: trazendo guerras, fome e miseria. O comercio e a extraçao ilicita dos diamantes (extraidos quase sempre atraves de trabalho escravo) contribui para a compra de armas e financiamento de guerras.

Serra Leoa tem capacidade para produzir 70 milhoes de dolares por ano de diamantes, porem somente 1,5 milhoes è registrado na receita oficial do pais. A ONU esta tentando embargar o contra bando, mas nao è uma tarefa muito facil, pois è muito tranquilo esconder uma pequena pedra que vale uma fortuna. As pessoas engolem, escondem as pedras em feridas abertas na pele, colocam embaixo das unhas, da lingua...

Os diversos conflitos do país tornam impossível estabelecer um bom governo. O país precisa de ajuda financeira para se manter, o que acaba afundando-o em dívidas e mais dívidas com os países “desenvolvidos”.

Alguns dados:

Taxa de mortalidade infantil:
Total: 160,39 mortes/1.000 nascimentos
Homens: 177,47 mortes/1.000 nascimentos
Mulheres: 142,8 mortes/1.000 nascimentos (2006 est.)

Expectativa de vida:
Homens: Aproximadamente 38 anos
Mulheres: Aproximadamente 43 anos (2006 est.)

à População abaixo do nível de pobreza: aproximadamente 70%

à Alfabetização: Sete em cada dez adultos são analfabetos. (2000)

Serra Leoa também tem a maior taxa de mortalidade infantil do mundo (161 por mil crianças nascidas vivas). Mais da metade da população é analfabeta. E os indicadores já foram piores. Em 1998, em plena guerra civil, Serra Leoa registrava um IDH de 0,252. Apesar de rico em minerais como diamante, ferro, platina e bauxita, o país de 4,9 milhões de habitantes ainda depende de ajuda humanitária internacional.

Essa è so mais uma prova que corrupçao e miseria sao irmas gemeas.

O filme Diamantes de Sangue com o Leonardo DiCaprio retrata bem a situaçao vivida em Serra Leoa.

Sipnose:

Tendo como pano de fundo o caos e a guerra civil que dominou Serra Leoa na década de 1990, Diamante de Sangue conta a história de Danny Archer (LEOARDO DICAPRIO), um ex-mercenário do Zimbábue, e Solomon Vandy (DJIMON HOUNSOU), um pescador da etnia Mende. Ambos são africanos, mas suas histórias e circunstâncias de vida são totalmente diferentes até que o destino os reúne numa busca para recuperar um raro diamante rosa, o tipo de pedra que pode transformar uma vida...ou acabar com ela.

Solomon, que foi arrancado de sua família e forçado a trabalhar nos campos de diamante, encontra a pedra extraordinária e se arrisca a escondê-la ciente de que, se for descoberto, será morto imediatamente. Mas ele também sabe que o diamante poderia não apenas fornecer os meios para salvar a esposa e as filhas de uma vida de refugiadas, como também ajudar a resgatar seu filho, Dia, de um destino muito pior como soldado infantil.

Maiores detalhes sobre o filme, clique AQUI

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.