
O Davi de Michelangelo, um dos monumentos mais visitados na Itália, está correndo perigo por causa de rachaduras provocadas pelo desgaste da peça de mármore na qual foi esculpido.
"É como se Davi estivesse vivo e se movesse por causa das vibrações do ambiente", declarou à ANSA o especialista Antonio Borri, professor de Ciências da Construção da Universidade de Perugia.
A obra foi restaurada superficialmente há quatro anos, durante as comemorações do IV Centenário de sua inauguração.
Em 2004, algumas rachaduras da estátua foram cuidadosamente consertadas através da aplicação de estuque (tipo de argamassa geralmente feita de pó de mármore).
Neste ano, a equipe que fará a nova restauração diz conhecer muito bem a resistência do mármore, a profundidade das rachaduras e como serão feitos os reforços na escultura.
Hoje, durante um seminário de estudos patrocinados pela União Sindical de Arquitetos Italianos que acontece em Florença, Borri descreveu com detalhes todas as intervenções feitas até agora na estátua e comentou parte dos eventuais consertos.
Segundo Borri, a restauração custará cerca de um milhão de euros.
O Davi de Michelangelo não é o único com problemas em Florença. O de Donatello, feito 70 anos antes, também sofreu com o desgaste, mas já foi atendido. A obra está sendo restaurada no Museu de Esculturas Bargello, desde 2007, e será apresentada ao público no dia 28 de novembro, quando a cidade festeja o Dia da Toscana.
Fonte: Jonal da Midia
Encomendado ao gênio renascentista Michelangelo Buonarroti (1475-1564) pelo Governo de Florença como símbolo do poder e liberdade da então poderosa República, Davi foi exposto pela primeira vez ao público no dia 8 de setembro de 1504. Até 1873, ficou na Piazza Signoria, a praça principal de Florença. Mas o medo sobre o efeito que poderia ter o clima sobre a obra fizeram com que ela fosse transferida para a Galleria dell’Accademia de Firenze. Em Firenze, existem duas copias de Davi exposta pela cidade. Uma esta na Piazza Signoria e a outra na Piazzale Micheangelo.
Michelangelo foi contratado para desbastar blocos de mármore nos jardins dos Médicis, os "Senhores" de Firenze. Há alguns anos já estava largado um bloco de mármore, transformado em entulho por conta do erro de um escultor, que deixou um talho enorme bem na base, inviabilizando qualque escultura de porte a partir daquele bloco. Na flor dos seus vinte e poucos anos, Michelangelo pediu permissão para usá-lo, e durante dois anos e meio trabalhou naquele bloco de mármore. O resultado é uma das esculturas mais perfeitas já produzidas, Davi de Michelangelo, que ao contrário das outras representações artísticas da Luta de Davi e Golias, não mostrava o resultado vitorioso de Davi, com a cabeça de Golias nas mãos, mas o momento anterior a luta com Golias, isto è, o momento que Davi se preparava para enfrentar Golias, que todos julgavam impossivel se ser vencido.
A estatua, toda feita em marmore, mede 5,17 de altura e demorou 3 anos para ser concluida (de 1501 a 1504).
Réplica da Estatua de Davi na Piazza Signoria, Firenze
Réplica de Davi - Piazza Michelangelo, Firenze
Michelangelo!
ResponderExcluirObra prima... ainda bem, para a humanidade que vão repará-lo. Ainda este ano tive a honra de vê-lo e também as duas réplicas...
Um abraço. Angela
Ainda existem homens comprometidos com a arte!!! isso é um bom sinal!!! Uma obra tão grandiosa não podia se deteriorá aos olhos do mundo!
ResponderExcluirperfeição...o que posso dizer
ResponderExcluirRealmente Muka, Michelangelo sempre buscou a perfeição e acho que realmente ele chegou lá! Um abraço
ResponderExcluira estatua de dave e uma estatua muito legal
ResponderExcluira estsssatua de dave e mt legal
ResponderExcluirRealmente o David de Michelangelo é considerada a escultura mais perfeita de todos os tempos! Eu aconselho a todos que vierem a Firenze, visitar a Galleria dell'Accademmia pra ver o original!
ResponderExcluir