domingo, 12 de outubro de 2008

O "Davi" de Michelangelo

O Davi de Michelangelo, um dos monumentos mais visitados na Itália, está correndo perigo por causa de rachaduras provocadas pelo desgaste da peça de mármore na qual foi esculpido.

"É como se Davi estivesse vivo e se movesse por causa das vibrações do ambiente", declarou à ANSA o especialista Antonio Borri, professor de Ciências da Construção da Universidade de Perugia.

A obra foi restaurada superficialmente há quatro anos, durante as comemorações do IV Centenário de sua inauguração.

Em 2004, algumas rachaduras da estátua foram cuidadosamente consertadas através da aplicação de estuque (tipo de argamassa geralmente feita de pó de mármore).

Neste ano, a equipe que fará a nova restauração diz conhecer muito bem a resistência do mármore, a profundidade das rachaduras e como serão feitos os reforços na escultura.

Hoje, durante um seminário de estudos patrocinados pela União Sindical de Arquitetos Italianos que acontece em Florença, Borri descreveu com detalhes todas as intervenções feitas até agora na estátua e comentou parte dos eventuais consertos.

Segundo Borri, a restauração custará cerca de um milhão de euros.


O Davi de Michelangelo não é o único com problemas em Florença. O de Donatello, feito 70 anos antes, também sofreu com o desgaste, mas já foi atendido. A obra está sendo restaurada no Museu de Esculturas Bargello, desde 2007, e será apresentada ao público no dia 28 de novembro, quando a cidade festeja o Dia da Toscana.

Fonte: Jonal da Midia
Encomendado ao gênio renascentista Michelangelo Buonarroti (1475-1564) pelo Governo de Florença como símbolo do poder e liberdade da então poderosa República, Davi foi exposto pela primeira vez ao público no dia 8 de setembro de 1504. Até 1873, ficou na Piazza Signoria, a praça principal de Florença. Mas o medo sobre o efeito que poderia ter o clima sobre a obra fizeram com que ela fosse transferida para a Galleria dell’Accademia de Firenze. Em Firenze, existem duas copias de Davi exposta pela cidade. Uma esta na Piazza Signoria e a outra na Piazzale Micheangelo.

Michelangelo foi contratado para desbastar blocos de mármore nos jardins dos Médicis, os "Senhores" de Firenze. Há alguns anos já estava largado um bloco de mármore, transformado em entulho por conta do erro de um escultor, que deixou um talho enorme bem na base, inviabilizando qualque escultura de porte a partir daquele bloco. Na flor dos seus vinte e poucos anos, Michelangelo pediu permissão para usá-lo, e durante dois anos e meio trabalhou naquele bloco de mármore. O resultado é uma das esculturas mais perfeitas já produzidas, Davi de Michelangelo, que ao contrário das outras representações artísticas da Luta de Davi e Golias, não mostrava o resultado vitorioso de Davi, com a cabeça de Golias nas mãos, mas o momento anterior a luta com Golias, isto è, o momento que Davi se preparava para enfrentar Golias, que todos julgavam impossivel se ser vencido.



A estatua, toda feita em marmore, mede 5,17 de altura e demorou 3 anos para ser concluida (de 1501 a 1504).


Réplica da Estatua de Davi na Piazza Signoria, Firenze



Réplica de Davi - Piazza Michelangelo, Firenze

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.