Aproveitando o topico da estatua de Perseo, fiquei com vontade de contar para voces um pouco sobre a historia do nosso heroi e da Medusa.
Arciso, um rico e potente rei da cidade grega de Argo, depois de uma noite de sono agitada, sonhou seria assassinato por um futuro neto e certo que o sonho era uma premoniçao, enviou a sua belissima filha Danae a uma torre feita toda de bronze, onde nenhum homem poderia chegar a fim de evitar que sua filha se casasse e desse a luz ao seu assassino.
Triste, solitaria em meio as suas lagrimas, Danae vivia na torre atè que Zeus, Deus do Olimpo resolve diminuir o sofrimento da bela princesa. Danae que estava em uma das janelas da Torre, fechou os olhos e quando voltou a abri-los ficou estarrecida ante o que viu: Uma chuva de pingos dourados, brilhantes como o sol entrava através da pequena janela e tomava a forma de um homem. Era uma figura majestosa e carregava em sua mão um raio. Dânae percebeu que quem estava à sua frente não podia ser um homem, mas um deus. O ser aproximou-se dela e disse: " Não temas, bela donzela. Sou um deus poderoso e vi o que seu pai fez a ti. Seu sofrimento e resignação me fizeram querer fazer de ti minha esposa". Dito isso, transformou a prisão horrível em um lugar maravilhoso, ensolarado e cheio de flores. A beleza era tanta que fez a torre assemelhar-se aos Campos Elísios. Nove meses depois, para surpresa de Arciso, Danae da a luz a um menino: Perseo.
Convencido que aquela criança nasceu para cumprir a premoniçao, Arciso colocou no mar denro de uma caixa de madeira, sua filha e o pequeno Perseo. Arciso acreditava que assim iria eliminar o perigo nao sabendo que o proprio Zeus em pessoa, o pai do pequeno Perseo, havia protegido a pequena caixa, fazendo com que navegasse docemente pelo mar e guiando-os saos e salvos ate a Ilha de Serifo.
Ditti,um Sabio da Ilha de Serifo, encontrou a caixa e quando abriu, descobriu maravilhado Danae e o pequeno Perseo. E foi sob a proteçao de Ditti, que Danae enfim, reencontrou a paz.
Mas como sabemos, a vida è uma caixinha de surpresa hahahahha
Entao, apareceu Polidette, o Rei da Ilha para pertubar a paz de Danae. Polidette se apaixonou por Danae e queria de todo custo esposa-la. O tempo passava e Perseo foi crescendo e se tornando um homem belo, forte e corajoso.
Depois da enessima vez que Danae rejeitou o poderoso rei, ele perdeu a paciencia e descontou toda a sua raiva e frustraçao sobre o pobre Perseo dizendo que Perseo deveria matar Medusa em agradecimento a hospitalidade dada a ele e a sua mae.
Dentro de si, Polidette espera que Danae, para salvar o filho do risco que corria, se casaria com ele, mas isso nao aconteceu pois Perso sabendo que a ordem que havia recebido do Rei, significava uma condenaçao a morte e a aceitou, sem piscar os olhos.
Steno, Euriale e Medusa, eram filhos de uma divindade marinha e de um monstro oceanio, Forco e Ceto. Haviam maos de bronze, asas de ouro e viviam numa Ilha do extremo ocidente. Poseidone havia se apaionado pela belissima Medusa, porem ele ja era casado com uma outra mulher. Poseidone, combinou de encontrar sua amante Medusa no Templo da Deusa Atena, que era sua inimiga, estando certo que ali sua esposa nao os encontraria.
Porem, Poisedone nao se deu conta que Atena havia descoberto sobre o seu encontro com Medusa e transformou o olhar da belissima Medusa em um abraço de pedra. Todos que ousassem a olhar para medusa, eram transformados em pedras. E a pobre Medusa se transformou numa mulher feia com os cabelos feitos de serpentes. Nessas condiçoes, Medusa foi obrigada a se esconder numa ilha no meio do oceano com suas irmas e as serpentes.
Cada vez que algum barco se aproximava da perdida ilha onde estava Medusa, os tripulantes se transformavam em estatuas de pedras. A Ilha era repleta de estatuas e Perseo seria transformado em mais uma bela estatua daquela grande coleçao.
Convencido que a sorte estava com ele, Perseo estava medidando sobre o que poderia fazer e derepente aparece a Deusa Atena bem na sua frente. Atena, com a intençao de fechar sua conta de uma vez por todas com Medusa, ofereceu a Perseo as armas necessaria para combater Medusa, lhe dando entao, uma espada muito afiada, sapatos alados e um capacete que lhe fazia ficar invisivel. Armado, Perseo partiu para sua missao.
Graças aos cavalos a lado, Perseo encontrou rapidamente a toca de Medusa e como usava o capacete invisivel, nao foi visto pelas irmas de Medusa, que estavam dormindo. Pelo reflexo do escudo começou a vasculhar, procurando sinal dos monstros, até que viu Medusa dormindo. Aproveitou e aproveitou essa oportunidade para realizar seu feito.
Aproximou-se de medusa e, tendo seus braços guiados pela deusa Atenas, cortou sua cabeça com a foice de Zeus no exato instante que esta abria os olhos. O grito que esta soltou combinado ao barulho de seu corpo caindo ao chão, acordou suas irmãs. Da cabeça cortada da Medusa saíram dois seres fantásticos: o cavalo alado Pégasos e o gigante Crisaor, ambos filhos de Poseidon. Perseu, porém, colocou sua cabeça na sacola mágica e alçou vôo para fugir da caverna, enquanto as irmãs da Medusa, agora despertas, tentavam ferir o herói. Perseu podia agora retornar ao seu lar, pois havia cumprido o que prometera
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
A historia de Perseo e Medusa
About Unknown
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença há mais de cinco anos, criadora e administradora do blog Noticias da Bota. Sou sommelier e guia de turismo autorizada da cidade de Florença especializada em lingua portuguesa. Ganho a vida me divertindo, passeando pelas ruas de Florença, apresentando o que a cidade Berço do Renascimento tem de melhor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
Acampamento no deserto
Acordos Internacionais
Arezzo
Arqueologia
Arte
Assistencia
Bagno Vignoni
Bate-Papo com o Leitor
Beato Angelico
Berlim
Brasil
Brasileiros no Mundo
Brunello
Calábria
Campanhas
Campania
Cantinho da Fada Peregrina
Capela Sistina
Capo Vaticano
Cappella Brancacci
Caravaggio
Caserta
Casertavecchia
Chianciano
Chianti
Cinema
Consulados
Conversa fiada
Corredor Vasariano
Cortona
Curiosidades
Dante
Datas Comemorativas
Desvendando Florença
Dicas de Viagem
Dirigir na Italia
Donatello
Educaçao
Emilia-Romagna
Enogastronomia
Enquetes e entrevistas
Esporte
Estudar na Italia
Eventos
Ferrari
Fez
Fiesole
Fique de olho
Firenze
Florença
Galeria de arte moderna
Ghirlandaio
Giacomo Leoparti
Giotto
Governo Italiano
Grandes Pensadores
Grutas de Frasassi
Guia de Turismo
Guia Florença
Hoteis em Florença
Humor
Igrejas
Imigraçao
Inferno Dan Brown
Informatica
Italia
Jubileu
Lavoro
Le Marche
Legislação Italiana
Leonardo da Vinci
Livros
Loreto
Lucca
Macchiaioli
Mae
Maranello
Marrakech
Marrocos
Matrimonio
Medici
Memes
Mercadinho de Natal
Meus Rabiscos
Michelangelo
Milão
Moda
Montalcino
Montecatini
Montefalco
Montepulciano
Mugello
Mulher Brasileira
Multas
Museu Davanzati
Museu de São Marcos
Museus
Napoli
Natal
Nobile de Montepulciano
Noticias
Outlet
Pádua
Paestum
Palazzo Pitti
Palazzo Vecchio
Palermo
Palio
Para relaxar
Parceiros
Patente italiana
Permessos vistos e Cidadania
Piazza della Signoria
Piazzale Michelangelo
Pienza
Pisa
Politicas
Prostituiçao
Puglia
Rafael Sanzio
Recanati
Receitas
Recursos Humanos
Reis Magos
Roma
Sabores da Italia
Salvatore Ferragamo
San Gimignano
San Marino
San Quirico
San Vivaldo
Sandro Botticelli
Santa Croce
Santos
São Francisco
São Lorenzo
Sardegna
Saude
Scaperia
Sicilia
Siena
Sobre mim
Soltando os bichos
Spello
TAX FREE
Teatro Romano
Todi
Torre de Pisa
Torres
Toscana
Transporte
Trenitalia
Tropea
Truffa
Turismo
TV
Uffizi
Umbria
Università
Val d'Orcia
Valle D' Aosta
Vasari
Vaticano
Veneza
Vesuvio
Viagem
Vida a dois - Vita di coppia
Videos
Ville Medicee
Vinhos
Volterra

0 on: "A historia de Perseo e Medusa"
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.
- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.
Obrigada pelo seu comentário !
Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.