segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A historia de Perseo e Medusa

Aproveitando o topico da estatua de Perseo, fiquei com vontade de contar para voces um pouco sobre a historia do nosso heroi e da Medusa.

Arciso, um rico e potente rei da cidade grega de Argo, depois de uma noite de sono agitada, sonhou seria assassinato por um futuro neto e certo que o sonho era uma premoniçao, enviou a sua belissima filha Danae a uma torre feita toda de bronze, onde nenhum homem poderia chegar a fim de evitar que sua filha se casasse e desse a luz ao seu assassino.

Triste, solitaria em meio as suas lagrimas, Danae vivia na torre atè que Zeus, Deus do Olimpo resolve diminuir o sofrimento da bela princesa. Danae que estava em uma das janelas da Torre, fechou os olhos e quando voltou a abri-los ficou estarrecida ante o que viu: Uma chuva de pingos dourados, brilhantes como o sol entrava através da pequena janela e tomava a forma de um homem. Era uma figura majestosa e carregava em sua mão um raio. Dânae percebeu que quem estava à sua frente não podia ser um homem, mas um deus. O ser aproximou-se dela e disse: " Não temas, bela donzela. Sou um deus poderoso e vi o que seu pai fez a ti. Seu sofrimento e resignação me fizeram querer fazer de ti minha esposa". Dito isso, transformou a prisão horrível em um lugar maravilhoso, ensolarado e cheio de flores. A beleza era tanta que fez a torre assemelhar-se aos Campos Elísios. Nove meses depois, para surpresa de Arciso, Danae da a luz a um menino: Perseo.

Convencido que aquela criança nasceu para cumprir a premoniçao, Arciso colocou no mar denro de uma caixa de madeira, sua filha e o pequeno Perseo. Arciso acreditava que assim iria eliminar o perigo nao sabendo que o proprio Zeus em pessoa, o pai do pequeno Perseo, havia protegido a pequena caixa, fazendo com que navegasse docemente pelo mar e guiando-os saos e salvos ate a Ilha de Serifo.

Ditti,um Sabio da Ilha de Serifo, encontrou a caixa e quando abriu, descobriu maravilhado Danae e o pequeno Perseo. E foi sob a proteçao de Ditti, que Danae enfim, reencontrou a paz.

Mas como sabemos, a vida è uma caixinha de surpresa hahahahha

Entao, apareceu Polidette, o Rei da Ilha para pertubar a paz de Danae. Polidette se apaixonou por Danae e queria de todo custo esposa-la. O tempo passava e Perseo foi crescendo e se tornando um homem belo, forte e corajoso.

Depois da enessima vez que Danae rejeitou o poderoso rei, ele perdeu a paciencia e descontou toda a sua raiva e frustraçao sobre o pobre Perseo dizendo que Perseo deveria matar Medusa em agradecimento a hospitalidade dada a ele e a sua mae.

Dentro de si, Polidette espera que Danae, para salvar o filho do risco que corria, se casaria com ele, mas isso nao aconteceu pois Perso sabendo que a ordem que havia recebido do Rei, significava uma condenaçao a morte e a aceitou, sem piscar os olhos.

Steno, Euriale e Medusa, eram filhos de uma divindade marinha e de um monstro oceanio, Forco e Ceto. Haviam maos de bronze, asas de ouro e viviam numa Ilha do extremo ocidente. Poseidone havia se apaionado pela belissima Medusa, porem ele ja era casado com uma outra mulher. Poseidone, combinou de encontrar sua amante Medusa no Templo da Deusa Atena, que era sua inimiga, estando certo que ali sua esposa nao os encontraria.

Porem, Poisedone nao se deu conta que Atena havia descoberto sobre o seu encontro com Medusa e transformou o olhar da belissima Medusa em um abraço de pedra. Todos que ousassem a olhar para medusa, eram transformados em pedras. E a pobre Medusa se transformou numa mulher feia com os cabelos feitos de serpentes. Nessas condiçoes, Medusa foi obrigada a se esconder numa ilha no meio do oceano com suas irmas e as serpentes.

Cada vez que algum barco se aproximava da perdida ilha onde estava Medusa, os tripulantes se transformavam em estatuas de pedras. A Ilha era repleta de estatuas e Perseo seria transformado em mais uma bela estatua daquela grande coleçao.

Convencido que a sorte estava com ele, Perseo estava medidando sobre o que poderia fazer e derepente aparece a Deusa Atena bem na sua frente. Atena, com a intençao de fechar sua conta de uma vez por todas com Medusa, ofereceu a Perseo as armas necessaria para combater Medusa, lhe dando entao, uma espada muito afiada, sapatos alados e um capacete que lhe fazia ficar invisivel. Armado, Perseo partiu para sua missao.

Graças aos cavalos a lado, Perseo encontrou rapidamente a toca de Medusa e como usava o capacete invisivel, nao foi visto pelas irmas de Medusa, que estavam dormindo. Pelo reflexo do escudo começou a vasculhar, procurando sinal dos monstros, até que viu Medusa dormindo. Aproveitou e aproveitou essa oportunidade para realizar seu feito.

Aproximou-se de medusa e, tendo seus braços guiados pela deusa Atenas, cortou sua cabeça com a foice de Zeus no exato instante que esta abria os olhos. O grito que esta soltou combinado ao barulho de seu corpo caindo ao chão, acordou suas irmãs. Da cabeça cortada da Medusa saíram dois seres fantásticos: o cavalo alado Pégasos e o gigante Crisaor, ambos filhos de Poseidon. Perseu, porém, colocou sua cabeça na sacola mágica e alçou vôo para fugir da caverna, enquanto as irmãs da Medusa, agora despertas, tentavam ferir o herói. Perseu podia agora retornar ao seu lar, pois havia cumprido o que prometera

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.