No dia 7 de setembro, de acordo com o calendario liturgico se festeja o aniversario de Maria, mae de Jesus e os fiorentinos organizam a "Festa della Rificolona". Trata-se de uma festa de tradiçao popular e do antigo floclore de Firenze.
Pelo que pude perceber a festa è feita para "I Ragazzi" e para "Bambini". Vi muitas crianças ontem a noite as margens do Rio Arno portando uma especie de lanterna colorida modeladas com de papeis e cartoes coloridos de todas as formas e desenhos e dentro da lanterna è colocado uma vela.
A maioria das crianças possuiam idades entre 4 e 10 anos. Os mais velhos portavam uma especie de ferro, e a intençao era furar as lanternas para que elas peguem fogo para o desesperos das crianças menores.
Alguns historiadores dizem que a origem da Festa della Rificolona è originaria da chegada de camponeses de Pistoia a Firenze. Esses camponeses vinham a Firenze para festejar o aniversario de Nossa Senhora. Para iluminar o caminho atè Firenze, eles colocavam na estrada tochas e lanternas coloridas. Com o passar do tempo, os Fiorentinos começaram a construirem a primeira Rificolona (lanternas em forma de fantoches com uma vela no interior)e transformaram o ritual em uma grande festa folclorica.
E comum ver no Rio Arno, na noite de sete de setembro, pequenos barcos iluminados com crianças cantando a seguinte cançao:
Ona, ona, ona,
ma che bella rificolona!
La mia l’è co’ fiocchi
La tua l’è co’ pidocchi.
E l’è più bella la mia
Di quella della zia.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
ONA, ONA, ONA, MA CHE BELLA RIFICOLONA……
About Unknown
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença há mais de cinco anos, criadora e administradora do blog Noticias da Bota. Sou sommelier e guia de turismo autorizada da cidade de Florença especializada em lingua portuguesa. Ganho a vida me divertindo, passeando pelas ruas de Florença, apresentando o que a cidade Berço do Renascimento tem de melhor.
2 on: "ONA, ONA, ONA, MA CHE BELLA RIFICOLONA……"
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.
- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.
Obrigada pelo seu comentário !
Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.
Marcadores

Ola parceiro tem um Meme muito interessante prá você lá no http://imigrantesbrasil.blogspot.com
ResponderExcluirVerifique lá e passe a idéia adiante
Um abraço
interessante!!!
ResponderExcluir