Hoje venho falar de uma figura que acredito que muitos ainda nao conhecem mas que um fenonomo no esporte brasileiro. Infelizmente, os Jogos Paraolimpicos nao sao muito divulgados, nem no Brasil e nem aqui na Italia. Na verdade, ha pouco tempo que eu ouvi falar desse super atleta brasileiro.
A Ficha completa do Heroi:
Data de nascimento: 24/10/1970
Deficiência: cego total (descolamento de retina)
Classe: B1
Categoria: até 100 kg
Estado: São Paulo
Tetracampeão paraolímpico em sua categoria. Desde Atlanta, em 1996, Tenório ganha o ouro nas edições dos Jogos Paraolímpicos. Também é Campeão Mundial, título conquistado em 2006 e acumula inúmeros campeonatos brasileiros. A deficiência veio ainda criança, quando em uma brincadeira, levou uma pancada no rosto, perdendo a visão de um olho. Uma infecção tirou a visão do outro. O treinamento de campeão é feito em quatro horas diárias. No Parapan ganhou ouro. Em 2008, Tenório se consagrou campeão Paulista Meio Pesado no judô convencional e na Paraolimpiadas de Pequim conquistou o seu quarto ouro consecutivo. Eu nao me lembro de nenhum outro atleta brasileiro que tenha conseguido esse feito.
Na final em Pequim o brasileiro venceu Karim Sardarov, do Azerbaijão, por ippon, na final da categoria até 100kg.
Para chegar à decisão da medalha de ouro, Antônio Tenório teve que vencer três adversários. Na fase preliminar, passou pelo iraniano Hamzeh Nadri e pelo americano Myles Porter, ambos por ippon. Na semifinal, com mais um ippon, derrotou o ucraniano Mykola Lyivytskyi.
– Não sou o primeiro e único Antonio Tenório. Eu continuo um Silva. Um dos nomes mais comuns do Brasil. Prefiro ser conhecido como um Silva. Eu prefiro trabalhar calado, em cima do tatame, mostrar do que eu sou capaz – afirmou o judoca de 37 anos, dono absoluto da categoria até 100kg.
Parabens Tenorio... Parabens pela persistencia, pela humildade, pela competencia e pela merecida medalha de ouro!
Esta em fase de produçao um longa metragem cujo o enredo è o nosso heroi paraolimpico. O documentario tem previsao para estrear nas telonas no primeiro semestre de 2009.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
O fenonome do Judo: Antonio Tenório da Silva
About Unknown
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença há mais de cinco anos, criadora e administradora do blog Noticias da Bota. Sou sommelier e guia de turismo autorizada da cidade de Florença especializada em lingua portuguesa. Ganho a vida me divertindo, passeando pelas ruas de Florença, apresentando o que a cidade Berço do Renascimento tem de melhor.
1 on: "O fenonome do Judo: Antonio Tenório da Silva"
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.
- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.
Obrigada pelo seu comentário !
Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.
Marcadores

Parabéns pelas suas vitórias! Vocês está quase igual ao Anderson "Silva" dos paraatletas, ninguém te tira do pódio!
ResponderExcluirSucesso hoje e sempre!
Kildare Márcio - Fisioterapeuta/Maceió/AL