segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Lago di Tovel

Foto: http://www.chaletovel.it

Esses dias vi num programa de TV uma reportagem sobre o Lago di Tovel. Fiquei encantada com as fotos e com algumas peculiaridades do Lago.

Eu ainda não fui visitar esse lago, apesar de conhecer alguma coisa na Região de Trento, mas agora ele está na minha pequena lista de espera. A próxima vez que visitarmos a região de Trentino, faço questão de conhecer o Lago di Tovel.

O Lago di Tovel é conhecido na Itália como o Lago Vermelho. Até meados dos anos 60, as águas do lago eram literalmente coloridas de vermelho em certos períodos do ano. A coloração vermelha era devida a presença de algas. Atualmente a concentração destas algas não é suficiente para fazer essa coloração no Lago. Na verdade, eu acho que o lago é mais bonito com as cores natural, mas confesso que eu gostaria de ter a oportunidade de ver um lago com água vermelha.

Existe uma lenda que por sinal é triste e romântica que explica a coloração do lago.

Reza a lenda que Ragoli, uma pequena cidadezinha, era riquíssima e era também a capital de um grande reino.

Um dia, o último rei de Ragoli morre sem deixar um herdeiro do sexo masculino, deixando apenas uma belíssima filha de nome Tresenga. Todo o povo do reino era preocupado porque tinham medo que a Princesa Tresenga se casasse com um estrangeiro e deste modo toda a riqueza de Ragoli pertenceria a um outro reino.

Tresenga porém era uma jovem muito inteligente e amava seu povo. Sendo assim a princesa fez um juramento de renunciar todos os pretendentes estrangeiros para salvar o seu reino.

A beleza e a riqueza da jovem princesa era bem conhecida fora do Reino de Ragoli e os pretendentes estrangeiros não se conformavam em perder a oportunidade de se tornarem soberanos de um reino potente como Ragoli e ao mesmo tempo esposar a princesa mais bela da região.

O pretendente mais conhecido e soberbo era o jovem e arrogante Rei de Tuenno, Lavinio, que por duas vezes tentou conquistar o coração de Tresenga. Primeiro utilizou todo o seu poder com dons magníficos e depois tentou conquistar a princesa com um simples ramo de flores. Mesmo assim, a jovem princesa resistiu e o rejeitou.

Se sentindo duas vezes ofendido, o jovem orgulhoso Rei transformou seu amor em raiva e decidiu enviar todo o seu exercito a Ragoli para conquistar o reino.

Tresenga foi informada da vingança de Lavinio e se aconselhou com seus súditos perguntando se preferiam que ela se casasse com Lavinio ou se preferiam combaterem com o orgulhoso rei.

O povo não teve duvidas e todos ficaram ao lado da jovem princesa e decidiram lutar para defender o reino e a liberdade.

O povo de Ragoli marchou atéa margem do Lago di Tovel e alí encontraram o exército de Lavinio. Iniciou uma sanguenta batalha que durou diversos dias. O exército de Tuenno era mais forte e mais preparado para combater e rapidamente todos os soldados de Regoli foram mortos barbaramente e por último a bela Tresenga, que lutou bravamente com o seu povo. O sangue da princesa e dos seus súditos, foram derramados no Lago di Tovel, colorindo o lago de vermelho.

Depois daquele triste dia, uma vez ao ano, em ocasião do aniversário da terrível batalha, como por encanto, a água do lago começa a ficar vermelha e ainda tem alguns habitantes que juram que conseguem ver, nas noites de lua cheia, a triste figura da bela Princesa Tresenga, que suspira nas margens do Lago.

Visitar os lagos na Itália é algo maravilhoso. Tanto no inverno quanto no verão. Já visitei alguns e devagar vou postando para vocês!

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.