quarta-feira, 2 de julho de 2008

Modelo Carta Convite - Tratado de Schengen

Aqui esta o modelo para a carta convite emitida e assinada pelo Cidadão Italiano que irá te hospedar na Italia. Nao esqueça de solicitar que ele envie junto com a carta copia de Carteira de Identidade. Boa sorte e boa Viagem!

Quem quiser fazer o download do formulário em PDF por favor clique AQUI


Al Sig./ra..........................................(indicare il nome della persona che si invita) E p.c alla Rappresentanza Diplomatica Italiana in ....................indicare il Paese )


Il/la sottoscritto/a…………………nato/a………….il……….Residente a………………………via…… n.………tel./cell……………………….
e-mail…………………….

consapevole che le dichiarazioni mendaci, la falsità negli atti e l’uso di atti falsi sono puniti ai sensi del Codice penale e delle leggi in materia

DICHIARO

Di poter ospitare, per un periodo di giorni (n°)…………e di potermi assumere l’onere dell’alloggio, del sostentamento, anche per quanto attiene ad eventuali spese per cure mediche o ospedaliere nonché del rientro in patria del Sig./ra...................................di cittadinanza..........................nato/a a........................residente a................................ titolare del passaporto n°......................rilasciato dall’autorità competente in ......................(indicare il Paese) Dichiaro inoltre che il mio reddito annuo è di € ..................e che la mia abitazione è costituita da n°............vani .

Data..../..../.........

Firma..................................


===============================================================

Devido a imensa procura pelo modelo dessa carta, resolvi postar um outro modelo em portugues. Se voce nao vai para a Italia, è so traduzir para a lingua do pais que voce vai visitar. Porém, é importante verificar antes com Consulado mais proximo se existe alguma outra exigencia que deve ser anexada a carta convite.

Local e data

Ao
Setor Consular
Embaixada do Brasil em Moscou
Fax: (7095) 363-0367

Prezados Senhores

Eu (nome do anfitrião, estado civil, profissão, nacionalidade), portador da carteira de identidade (número da carteira de identidade), residente à Rua (endereço completo), convido (nome do convidado, nacionalidade, profissão), portador do passaporte (número do passaporte), residente na Rua (endereço completo), a visitar-me no período de (início do período) a (fim do período).

2. Esclareço que, durante sua permanência no Brasil o(a) Senhor(a) (nome do convidado) ficará hospedado(a) em minha residência no endereço: endereço completo.

3. Comprometo-me a assumir todas as despesas de meu convidado com hospedagem, alimentação e outras que se fizerem necessárias durante sua estada no Brasil.

Atenciosamente,

(assinatura do anfitrião)


Muitas pessoas me escrevem com dúvidas no preenchimento, então resolvi postar um modelo preenchido para servir como base:



Al Sig./ra MARIA DA SILVA (indicar o nome da pessoa que está sendo convidada) E p.c alla Rappresentanza Diplomatica Italiana in BRASIL -
( Essa parte você só preenche se o visto for pedido diretamente no consulado italiano, o nome do pais não è Italia, e sim o pais onde se encontra o consulado italiano. Se você está no Brasil, você preenche como Brasil, se está no Japão, você escreve Japão.)

(Abaixo você escreve os dados de quem está convidando)
Il/la sottoscritto/a (NOME DA PESSOA QUE ESTA CONVIDANDO) nato/a…………. (local de nascimento de quem esta convidando) il……….(data de nascimento de quem está convidando) Residente a………………………(cidade de residência de quem está convidando) via…… (nome da Rua onde reside quem està convidando)  numero .………tel./cell……………………….
e-mail…………………….


consapevole che le dichiarazioni mendaci, la falsità negli atti e l’uso di atti falsi sono puniti ai sensi del Codice penale e delle leggi in materia

DICHIARO
 
(abaixo preencher com os dados de quem está sendo convidado)
Di poter ospitare, per un periodo di giorni (n°)………… (numero de dias que o convidado vai permanecer na Italia) e di potermi assumere l’onere dell’alloggio, del sostentamento, anche per quanto attiene ad eventuali spese per cure mediche o ospedaliere nonché del rientro in patria del Sig./ra.................................. (nome do convidado) di cittadinanza..........................(nacionalidade do convidado) nato/a a....................... (local e data de nascimento do convidado) residente a................................ (endereço de quem está sendo convidado) titolare del passaporto n°...................... (numero do passaporte do convidado) rilasciato dall’autorità competente in ......................(indicar o pais que emitiu o passaporte) Dichiaro inoltre che il mio reddito annuo è di € .................. (valor do salario anual de quem está convidando) e che la mia abitazione è costituita da n°............vani (número de comodos que possui a casa de quem está convidando) .

Data..../..../.........

Firma..................................

356 on: "Modelo Carta Convite - Tratado de Schengen"
  1. Cris, seu blog é maravilhoso.
    Bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Cris, caí no seu blog de paraquedas! Estava procurando no Google sobre cartas convite para a Itália...

    Essa carta precisa ser reconhecida no cartório de lá? Ou apenas a assinatura e cópia do documento de quem convida basta?

    ResponderExcluir
  3. Elane,

    Obrigada pela força e pelo comentario! Faço possivel para ajudar as pessoas que procuram por dicas e informaçoes sobre a Italia.

    Um beijo grande e se precisar, estamos ai!

    ResponderExcluir
  4. Andrea

    Desculpe a demora em responder. Geralmente eu respondo rapido e que eu estava viajando e sem acesso a internet.

    Voce nao precisa reconher firma nem no Brasil e nem na Italia.

    Basta a carta assinada e copia do documento de identidade de quem for te hospedar.

    Um beijo e volte sempre que precisar de informaçoes!

    ResponderExcluir
  5. Olá Cris, tudo bem?

    Acabo de chegar na Itália, e pretendo que minha namorada venha me visitar, pelo período de um mês. A única complicação é ter que provar que ela possui 100 euros por dia para ficar aqui. Sendo assim, preciso da tal carta convite. A minha dúvida é: é necessário que o anfitrião seja italiano, ou pode ser um brasileiro regularizado na Itália, com codice fiscale e residência no próprio nome?

    Abraço e muito obrigado
    Samuel

    ResponderExcluir
  6. Ola Samuel

    Obrigada pelo comentario no meu blog. Voce pode fazer a carta de convite para a sua namorada sim, mesmo nao sendo cidadao italiano. Se voce è regular na Italia, è so voce mandar junto com a carta, copia da sua carteira de identidade e do seu permesso.

    ResponderExcluir
  7. Raphael,

    Obrigada por visitar o meu blog e interagir com a gente.

    Nao sei te dizer com todas as letras se esse modelo de carta è valido tambem para Portugal. Eu, Cristiane, acredito que sim ou que seja muito parecida com esse modelo. Porem, te aconselho a dar um pulinho no consulado portugues mais proximo e confirmar. Procurei no site da Embaixa de Portugal e so encontrei a referencia a carta e nao o modelo. Se eu conseguir uma informaçao mais clara, eu posto aqui.

    Um abraço pra ti

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris,
    Olha só, o meu caso é bem parecido com o do Samuel, o meu namorado vai estudar e fazer exposições de arte em Milão e no caso eu teria q ir ficar lá uns 3 meses ajudando ele com os trabalhos (pois são muito gandes e ele precisa de um assitente, que sempre fui eu hehe)

    a minha dúvida é, devo me apresentar como uma turista normal já que não vou ficar lá mais de 90 dias (e vou aproveitar pra viajar pra outras cidades) ou como assistende de um artista?

    Fico com medo de ser barrada por eles pensarem que eu estou indo pra trabalhar lá.

    Qual a sua dica?

    Desde já agradeço :)
    Vanessa Cerqueira

    ResponderExcluir
  9. Vanessa

    Se voce vai entrar com aquele visto de turismo de 90 dias, nao caia na besteira de dizer que vai trabalhar, mesmo sendo assistente do seu namorado. Sempre diga que veio a turismo! Para trabalhar, voce teria que apresentar o visto de trabalho.... Isso vale para todos, se sua estadia na Europa è ate 90 dias, entrar como turista è a melhor soluçao!

    Um abraço e obrigada pelo comentario.

    Quando estiver tudo certo para a exposiçao do seu namorado, venha divulga-lo aqui no Blog. Temos muitos leitores do norte da Italia.

    Boa viagem para ti !

    ResponderExcluir
  10. Brigada Cris, eu fiquei na dúvida não sabia o que fazer, valeu mesmo :)
    Ahh sim,quando ele for expor eu aviso sim, mas deve ser lá pra depois de abril :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Cris :)
    Lá venho eu com outra dúvida.
    Queria saber se é necessário estar com toodo o dinheiro em mãos, pra ficar os 90 dias.
    Eu fico com medo pq é muito dinheiro.
    Será que posso ir +ou- com 1.000 euros (em espécie) e apresentar cartões de crédito e de banco? Tenho medo de assaltos, sei lá.

    ResponderExcluir
  12. Vanessa

    Nao è necessario ter todo o dinheiro em especie nao... Voce pode apresentar cartao de credito, mas tem que ser internacional !!!! Voce pode apresentar tambem cheque viagem... Fique tranquila! voce so tem que comprovar que possui meios de se manter durante a sua estadia!

    Um abraço e obrigada por retornar ao Blog!

    ResponderExcluir
  13. Cris,
    Mais uma dúvida, essa carta convite + o documento de identidade podem ser enviados por e-mail ou tem que ser por correi normal com selo?

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Cris
    Parabéns pelo seu blog, estava procurando sobre carta convite e estou aki, rs, muito obrigado, me ajudou muito em muitas coisas, me fez mudar de opinião sobre os blogs.
    Só pra te incomodar um poukinho, fikei com dúvida se preciso comprovar algum tipo de vacinação mesmo não sendo do norte do país?
    mais uma vez obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Cris
    Parabéns pelo seu blog, estava procurando sobre carta convite e estou aki, rs, muito obrigado, me ajudou muito em muitas coisas, me fez mudar de opinião sobre os blogs.
    Só pra te incomodar um poukinho, fikei com dúvida se preciso comprovar algum tipo de vacinação mesmo não sendo do norte do país?
    mais uma vez obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Cris
    Parabéns pelo seu blog, estava procurando sobre carta convite e estou aki, rs, muito obrigado, me ajudou muito em muitas coisas, me fez mudar de opinião sobre os blogs.
    Só pra te incomodar um poukinho, fikei com dúvida se preciso comprovar algum tipo de vacinação mesmo não sendo do norte do país?
    mais uma vez obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Cris
    Parabéns pelo seu blog, estava procurando sobre carta convite e estou aki, rs, muito obrigado, me ajudou muito em muitas coisas, me fez mudar de opinião sobre os blogs.
    Só pra te incomodar um poukinho, fikei com dúvida se preciso comprovar algum tipo de vacinação mesmo não sendo do norte do país?
    mais uma vez obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Caiçara,

    Desculpe a demora em responder, so agora que vi a sua pergunta.. Em abril eu estava de ferias no Brasil e ai me enrolei toda!

    Se voce nao esta no norte do pais nao precisa comprovar vacinaçao nao. Mas antes, confirme na companhia aerea ou entao no consulado, pois essas normas mudam toda hora.

    ResponderExcluir
  19. Uma dica importante !!!!

    Quem nao fizer voo direto, tem que fazer a carta na lingua do pais em qual fara a troca de aviao.

    Exemplo: Quem vier pela Air France, convem fazer a carta em Frances. Se bem que ninguem nunca me pediu a carta em Frances nao!

    Mas duas pessoas que fizeram escalas em Portugal tiveram problemas com a carta em Italiano, pois eles pediam a carta em portugues.

    De qualquer maneira, è melhor levar a carta nas duas linguas.

    ResponderExcluir
  20. ola tudo bem adoreiiiiiii esse blog e tudo de bom,,,,,olha so eu queria te fazer uma perguntinha eu ja estou aki na italia faz 1 mes e ta dificil conseguir um permesso de soggiorno sera que essa carta pode ser feita eu estando ja aki,,,e quanto tempo posso ficar nesse caso????desde de ja lhe agradeco um abraco

    ResponderExcluir
  21. oi tudo bem adoreiiii esse blog ...olha eu queria te fazer uma perguntinha,eu ja estou na italia e esse tal permesso de soggiorno ta dificil entao eu gostaria de saber se meu namorado que e europeu pode fazer esta carta pra mim mesmo eu ja estando aki.desde de ja agradeco um abraco

    ResponderExcluir
  22. Bia

    Essa carta serve somente para voce passar na fronteira em caso de visto de turista. Se voce ja esta aqui, nao precisa mais da carta.

    Agora, se vc pensa em ficar aqui por mais de 90 dias, vai precisar de um permesso di soggiorno, e realmente nao è muito facil conseguir nao.

    Um abraço e boa estadia na Italia

    ResponderExcluir
  23. Olá Cris,

    Eu irei com minha esposa e filho passar o fim de ano na Itália, na casa de meu cunhado, que não é italiano porém é estudante em Florença, e tem o Permesso di Soggiorno.

    Gostaria de saber, ele pode nos eviar está carta convite?

    No caso de sim, deve nos enviar uma carta para cada um?

    E na hora que chegarmos ao aeroporto, a imigração aceita essa carta numa boa? Ou deveremos nos preparar para passar-lhes explicações? Como falar quanto estamos levando de dinheiro, ou até mesmo se temos reserva em algum hotel?

    Grato!

    ResponderExcluir
  24. Paulinho

    Como seu cunhado tem o permesso ele pode fazer a carta convite sim, porem pede a ele pra enviar junto com a carta copia do permesso dele.

    O bom seria ele fazer uma carta pra cada um, ou entao incluir o nome dos tres numa carta so.

    O importante è que a carta esteja no idioma do pais que voce chegara na Uniao Europeia. Se voce vier direto pra Italia, faça em Italiano. Se vier por Portugual, faça em Portugues, se vier via França, faça em frances. Assim voce nao tera nenhum tipo de problema na fronteira.

    A carta convite substitui a reserva de hotel e uma parte das despesas. Mas è bom voce trazer um pouco de euro e cartao de credito internacional.

    Antes de ser residente na Italia, eu sempre levei a carta e nunca tive problema. O que voce tem que comprovar è que veio a turismo e que nao tem intençao de permanecer por aqui. Se voce ou sua esposa trabalhar de carteira assinada, traga tambem... Na hora do aperto, um comprovante que voce tem trabalho fixo no Brasil ajuda e muito.

    Nao esqueça de fazer o seguro saude. Se for contribuinte do INSS, o Brasil tem convenio com a Italia e voce pode fazer de forma gratuita. Tem um post no blog falando sobre isso.

    De resto, te de desejo uma excelente viagem e aproveite bastante Firenze!

    ResponderExcluir
  25. oi cris tudo bem??? olha muito obrigado pela respostas ,realmente esse permesso di soggiorno e complicado ,,,,,sera que vc poderia me dizer algum meio de eu conseguir esse permesso...por favor...uma ideia sei la....por emprego???estudo nao da pq tenho que voltar ao brasil para ir ao consulado com os documentos..to ficando desesperada ja ,por favor me de uma dica.....desde de ja agradeco

    ResponderExcluir
  26. Biana

    Nao è tao facil conseguir um visto aqui na Italia nao. Voce so conseguiria um visto com os seguintes casos:

    - Casamento ou visto de familia
    - Cidadania italia se voce fosse de origem italiana
    - Estudo
    - Trabalho (esse è o mais dificil, porque precisa dar entrada no flussi um ano antes, porem existe um numero maximo de vagas e nao è facil conseguir. Esse tambem vc teria que estar no BR)
    - Asilo politico ou de guerra.

    Esse mes de setembro, eles estao abrindo uma exceçao para badantes e empregados domesticos que ja trabalham na Italia ilegalmente desde de abril. Caso esse seja o seu caso, voce pode solicitar a regularizaçao, mas isso è o seu empregador que tem que solicitar.

    Se voce nao se encaixe nesse caso, è uma boa oportunidade para regularizar a sua situaçao.

    Senao... nao tem jeito! O jeito è voltar ao Brasil e depois de 90 dias retornar como turista.

    Um beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  27. olha muito obrgado mesmo eu ainda nao falo a lingua entao fica um pouco dificil nos sites e as traducoes sao pessimas......agora gostaria de lhe fazer mais uma pergunta sobre essa tal sanatoria,meu visto de turista nao venceu ainda vc acha que tem alguma possibilidade de eu arrumar um emprego em casa de familia como domestica e entao dar entrada com essa sanatoria para me regularizar??? eu estive aki na italia em abril por um mes e voltei depois de 2 meses pra ca ....sera que eu consigo fazer essa sanatoria se eu arrumar um emprego???desde de ja agradeco sua cooperacao comigo

    ResponderExcluir
  28. Biana

    Infelizmente, para poder se beneficiar da sanatoria, voce ja teria que estar trabalhando desde abril passado. Se voce arrumar um emprego agora, nao tera direito a sanatoria. Ainda mais que voce durante esse periodo nao estava na Italia... vai ser complicado!

    Um beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  29. Olá Cris,

    Vou viajar para Portugal, mas pretendo descer na Itália (por motivos de milhagens da companhia aérea). De lá pego um voo para Lisboa. Ao perguntar para o consulado portugues, eles indicaram quer seria necessário uma carta convite da alfândega italiana. Achei a tua e já enviei para a pessoa que eu vou ficar na casa. Mas fiquei com duvida nela. Não entendi direito a tradução dessa parte. Teria como fazer um exemplo desse trecho preenchido ?
    Il/la sottoscritto/a…………………nato/a………….il……….Residente a………………………via…… n.………tel./cell……………………….
e-mail…………………….
    Desculpe o incomodo e obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
  30. Andre

    A informação do consulado está correta. A carta deve ser feita de acordo com a lingua do pais a onde você vai desembarcar primeiro e no seu caso, em Italiano.

    A Carta é muito simples, vamos lá:

    O trecho que você teve duvidas, è referente aos dados da pessoa que esta te convidando, ou seja, a pessoa residente na Uniao Européia.

    Vamos dizer que no caso, eu esteja te convidando, o trecho ficaria assim:


    Il/la sottoscritto/a…CRISTIANE SILVA (O abaixo assinado Cristiane Silva)


    nato/a Rio de Janeiro, Brasile, il 24/04/1978

    (nascido no Rio de Janeiro, Brasil, em 24/04/1978) Sao dados do nascimento

    Residente a Firenze via Cavour, 63 tel./cell……………………….
    e-mail…………………….

    Sao os dados da residencia da pessoa que vai te hospedar. Via signica Rua.....Depois telefone, celular, email...

    Se tiver mais alguma duvida, è so perguntar!

    Boa viagem pra ti!

    ResponderExcluir
  31. Olá Cris, prazer em falar com você.

    Estou indo para Charlotte, na Carolina do Norte. Estou indo a pedido da minha empresa, trabalhar um período lá a convite de uma empresa que é um dos nossos clientes aqui. Que tipo de carta devo pedir a empresa de lá que está me convidando e que tipo de declaração a minha empresa aqui do Brasil deverá fazer para me mandar pra lá e assim comprovar que eu voltarei? Poderia me dá um modelos dessas cartas?
    No caso, qual a empresa que deve espedificar que está custeando os meus gastos para comprovar ao consulado que eu tenho como me manter lá? a empresa dos U.S.A ou a minha empresa aqui do Brasil?
    Outra coisa, o visto mais apropriado que devo tirar é o visto B-1 certo?
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Ola Joyce

    Infelizmente eu nao posso te ajudar, pois nao conheço e legislaçao americana.Entre em contato com o consulado americano no Brasil que com certeza eles poderao te ajudar.

    Encontrei esse email na embaixada americana, escreva pra eles e tire suas duvidas.

    Para questões relacionadas a vistos temporários de não-imigrantes, por favor envie um e-mail para visario@state.gov.

    Fax:
    Voce pode enviar questionamentos via Fax 24h por dia: (21) 3823-2083.

    Se a empresa que voce trabalha for americana, acredito que voce nao tera nenhum problema de visto nao. Quando eu trabalhei numa empresa americana no Brasil e mandavamos funcionarios para os EUA, faziamos uma carta normal, dizendo que fulano de tal era nosso funcionario e que estava indo a trabalho com as despesas pagas por nos. Mas o periodo que eles ficavam fora era pouco mais de uma semana. Entre em contato com o setor de recursos humanos da sua empresa e da empresa americana, que com certeza eles poderao te ajudar.

    Boa sorte e boa viagem pra ti!

    ResponderExcluir
  33. Ola!
    Moro em Dublin a 4anos, gostaria de saber se tera algum problema em convidar meu filho e minha ex-sogra a passarem o fim de ano comigo????

    O seu site foi e sera de muita ajuda, fiquei feliz em abrir o seu site e encontrar uma carta convite como eu gostaria de escrever.
    Meu parabens pelo servico.


    Mina

    ResponderExcluir
  34. Mina

    Obrigada por visitar o meu blog. Infelizmente acho que nao posso te ajudar muito pois a Irlanda nao faz parte do Tratato de de Schengen. Dessa forma, eu nao sei como funciona o visto por ai, nao sei nem se è necessario a carta convite. O melhor que voce tem a fazer, è procurar o consulado irlandes no Brasil. Atraves desse link voce podera enviar um e-mail e tentar solucionar as suas duvidas.

    http://www.embaixada-irlanda.org.br/home/index.aspx?id=71315

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  35. Mina

    Talvez esse blog possa te ajudar: http://www.e-dublin.com.br/

    De uma olhada por favor!

    ResponderExcluir
  36. ola,cris...

    estou indo a portugal ao encontro do meu namorado(ele e portugues),ele recide em londres,mas vai ao meu encontro em portugal,por 2 semanas vais ficar la,eu gostaria de ir para londres com ele,e ele quer,mas nao sabemos o que fazer.
    se me podesse ajudar agradecia...

    comprimentos

    gaby

    ResponderExcluir
  37. Cris

    Sou residente, na Italia a 3 anos, e meu permesso é scaduto, pero tenho a ricevuta do renovo... e gostaria ir a Portugal, passar ferias de Natal, gostaria saber se é possivel obter um visto apartir daqui?

    beijo e obrigada

    ResponderExcluir
  38. Caro Anonimo

    Acho que vc nao tera grandes problemas nao... Vc estara sempre na UE.

    Se eu estivesse no seu lugar, levaria o passaporte brasileiro, carteira de identidade italiana, o permesso vencido (se vc tiver ainda) e o protocolo da renovaçao do mesmo!


    Boas festas e boa viagem pra ti!

    ResponderExcluir
  39. oii cris..estou querendo ir a portugal e ficarei na casa de uma amigo..quero saber quais documentos dele deve estar anexada a carta convite..e se tenho que mandar algum documento meu para ele..e tambem eu nao trabalho aki no brasil,mas estou indo a turismo mesmo,sera que consigo entrar? e se mesmo com a carta convite eu preciso de seguro viagem...obrigada..

    ResponderExcluir
  40. Caro Anonimo

    Se vc fosse contribuinte do INSS poderia fazer o seguro saude conveniado com o Ministerio da Saude do Brasil. Eu nao sei te dizer se Portugal exige a apresentaçao do seguro saude. Fui no site do Consulado de Portugal e nao encontrei nada sobre o assunto.
    Caso seja necessario, voce tera que fazer um seguro saude privado, nao è muito caro nao! Procure saber com a administradora do seu cartao de credito ou com o seu banco.

    De uma olhada nesse link, aqui tem todos os documentos necessarios para entrar em Portugal:

    http://www.consuladoportugalrj.org.br/readarticle.php?article_id=22

    Alem da carta convite, seu amigo tera que anexar no convite, um documento de identidade dele (pode ser o passaporte) e um comprovante que ele esta legalmente em Portugal. Me parece que em Portugal, o estrangeiro tem uma tessera de residente. Acho que a copia dessa tessera è suficiente.

    O restante, de uma olhada no link acima.

    Um grande abraço e boa viagem!

    Ah... desejo uma boa viagem pra ti!

    ResponderExcluir
  41. Cris, boa tarde!
    Estou maravilhado com atenção que vc dispensa as pessoas.
    Eu sou uma destas, com duvidas.
    Estou indo a Italia neste final de ano, com conexão em madri, estou muito preocupado com os ocorridos, na passagem por la, este modelo de carta convite tem que ser em espanhol ou somente em italiano serve, quais suas orientações, para se fazer uma conexão segura.

    Abraços
    Alencar

    ResponderExcluir
  42. Oi Rafael, boa noite!

    Obrigada pela sua participaçao e pelas palavras carinhosas.

    Se voce vai fazer escala em Madrid, seria melhor vc levar a carta em espanhol. Infelizmente eu nao falo espanhol e nao possuo o modelo. Caso voce nao encontre, leve em Italiano ou em Ingles.

    Caso vc consiga o modelo em espanhol, posta aqui pra gente. Tenho certeza que vai ajudar outros viajantes.

    Boa viagem e boas festas pra ti!

    ResponderExcluir
  43. Olá Cris adorei seu blog parabéns pela atenção que dedica a todos. Li todas as postagens porém quero ter certeza: Pretendo ir para a Suiça com escala em Portugal, devo levar a carta nas duas línguas ou só em português? Abraços!

    ResponderExcluir
  44. Olá Cris adorei seu blog parabéns pela atenção que dedica a todos. Li todas as postagens porém quero ter certeza: Pretendo ir para a Suiça com escala em Portugal, devo levar a carta nas duas línguas ou só em português? Abraços!

    ResponderExcluir
  45. Oi Bill

    Tai uma pergunta que nao estou 100%segura em responder, porque a Suiça nao faz parte da Uniao Europeia. Como sua escala sera em Portugal, eu te aconselharia levar a carta em lingua portuguesa.Eu realmente nao sei qual è a lingua madre da Suiça, ja que la cada regiao fala uma lingua diferente(frances, italiano, alemao....)

    Te aconselho levar uma carta em portugues e outra em ingles!

    Um grande abraçO

    ResponderExcluir
  46. Obrigado Cris. Olha eu denovo!
    O cidadão suíço é quem tem que me enviar a carta nos dois idiomas? E as duas tem que estar autenticadas, ou ele pode enviar somente em inglês e eu levo uma tradução um portugês? Agradeço.

    ResponderExcluir
  47. Bill

    Faça uma em ingles e outra em portugues. Envie por email para o seu amigo suiço e peça para ele te devolver assinado. Nao esqueça de pedir pra ele anexar uma copia do documento de identidade dele, e no caso dele nao ser suiço, anexar uma copia do visto de permanencia dele na Suiça. Nao leve nada traduzido nao, pq teria q ser tradutor juramentado.... vc gastaria mais dinheiro. Eh mais facil ele assinar os dois formularios.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  48. Valeu mesmo Cris, vc é simplesmente d+! Abraço.

    ResponderExcluir
  49. PRECISO URGENTE DE UM AINFORMAÇAO POIS VIAJO DIA 16 PARA PORTUGAL PELA PRIMEIRA VEZ,VOU VISITAR MEU NAMORADO E TENHO EM MAOS ..PASSAPORTE,620EUROS EM ESPECIE,UM CARTAO VISA TRAVELER MONEY UM COMPROVANTE DE MATRICULA EM UNIVERSIDADE DE SAO PAULO,UM CARTAO DE DEBITO INTERNACIONAL,E A CARTA CONVITE Q ELE ME ENVIOU POR E-MAIL COM OS DADOS MEU E DELE ,ENDEREÇO,COMPROVANTE D ERESIDENCIA E INDENTIFICAÇAO..SÓ Q ESTOU COM MEDO DE SER BARRADA..CORRO O RISCO D ESER BARRADA?TENHO 30 ANOS E VOU VIAJAR SOZINHA.POR FAVOR ME RESPONDA O QTO ANTES.OBRIGADA
    ABRAÇOS A TODOS

    ResponderExcluir
  50. Viviane

    De uma olhada no site do consulado portugues para ver a lista de documentos necessario para a entrada no pais. Parece que vc tem todos os documentos.

    http://www.consuladoportugalrj.org.br/readarticle.php?article_id=22

    Nada pode te garantir se sera barrada ou nao, vai depender de muita sorte tambem. Te aconselho a ter calma e ser segura de si sobretudo. Quando voce for embarcar, uses roupas discretas e pouca maquiagem, isso ajuda muito. No resto, boa viagem!

    Obrigada pela sua participaçao!

    ResponderExcluir
  51. OI cris
    obrigada por me responder!!vc sabe me dizer se caso eu seja barrada pela imigraçao portuguesa,meu namorado consegue me fazer entrar comparecendo?dizem q caso a imigraçao te segure uma pessoa de lá pode ir tira-lo..no caso ele é portugues mesmo e eu brasileira.
    um abraço e me deseje sorte,estou muito tensa..

    ResponderExcluir
  52. OI cris
    obrigada por me responder!!vc sabe me dizer se caso eu seja barrada pela imigraçao portuguesa,meu namorado consegue me fazer entrar comparecendo?dizem q caso a imigraçao te segure uma pessoa de lá pode ir tira-lo..no caso ele é portugues mesmo e eu brasileira.
    um abraço e me deseje sorte,estou muito tensa..

    ResponderExcluir
  53. Vivi

    Acho que è uma boa ideia o seu namorado ir te buscar no aeroporto sim, mas a presença dele nao te garante nada! Fique tranquila, vai dar tudo certo! Leve os documentos certinho e tenha muita calma, se eles perceberem que vc esta nervosa, è pior!

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  54. Ola cris!para uma pessoa vir me visitar aqui no brasil é necessario que eu mande uma carta convite?o é só ela ter passaporte e dinheiro?

    ResponderExcluir
  55. Olá Cris,
    adoreii seu blog, vcê é uma pessoa muito boaa!
    Só uma duvida importante, fui para portugal, fiquei 1 ano ilegal, voltei para o brasil tem 6 meses, mais entrei e sair numa boa, n houve problema algum!
    vc acha q eu posso voltar para visitar minha irmã?? irei com passagem ida e volta, e com a carta visita!
    a carta visita, pode ser enviada por email ou pelo correio?
    Muito Obrigado!
    Desde já, agradeço sua atenção!

    Melhores Cumprimentos,
    Marcos Rezende!

    ResponderExcluir
  56. oi cris!!!!

    amei sua atitude de ajudar as pessoas...parabens!!!
    vem ca...a carta convite pode ser enviada pelo email???
    eu to indo pra espanha...e tenho q ter a carta em portugues...mas ela e enviada pelo meu namorado via email, correio, sedex????
    agradeco se responder
    valeuuu

    ResponderExcluir
  57. Oi Marcos

    Se vc estiver com a documentaçao certinha, acho que nao tem problema nenhum pra voce entrar em Portugual nao! De uma olhada no site do Consulado Portugues e veja quais sao as exigencias!

    A carta pode ser enviada por email, mas faça um scanner direitinho... com assinatura legivel ou com uma copia do documento e do visto da sua irma. Pode ser enviada por fax tambem, ou melhor ainda pelo correio, se der tempo de chegar!

    Boa sorte e boa viagem!

    ResponderExcluir
  58. Diana

    Como eu disse ao Marcos, a carta pode ser enviada por email(scaniada, assinada e anexada ao email), por fax, correio....Nao tem problema! Precisa tambem da copia do documento de identidade ou passaporte de quem assinou!

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  59. Obrigado Cris, Grato pela ajuda! ;)

    Só mais uma dúvida, e desculpa pelo incomodo!
    Vcê sabe como funciona o visto estudante para portugal ?
    tipo, oque tenho q fazer, e talz!
    minha irmã consegue me matricular em um curso lá e tudo, o q preciso aqui, como fazer...
    essa ajuda seria muito importante!
    Muito Obrigado mais uma vez!
    Torço por vcê Cris! =]

    ResponderExcluir
  60. oi cris!!!!

    mais uma vez tirando duvida...

    a pessoa que ira fazer a carta convite e de nacionalidade italiana, porem vive e trabalha na espanha.
    se a carta convite for feita por uma pessoa que tem o permesso, agente colocar a nacionalidade italiana e envia a copia do permesso?

    estou penssando eu pegar a identidade italiana e o permesso da espanha. esta correto assim???

    bjussss

    ResponderExcluir
  61. reformulando minha pergunta...

    o meu amigo e italiano e trabalha e mora na espanha, ele tem documento espanhol. eu preencho a carta com os dados dele italiano( nacionalidade e numero de identidade), e anexo a copia do documento dele espanhol? mostrando que ele esta legalizado, seria assim?

    espero que me ajude pois viajo dia 13/06

    ResponderExcluir
  62. Diana

    O procedimento è esse mesmo! Faça a carta em nome do seu amigo italiano, anexe o permesso e copia do documento espanhol dele! Se for direto para a Espanha, a carta convite deve ser feito em lingua espanhola!

    Um grande abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  63. Oi Cris,tudo bem?
    tenho um amigo que mora na Bélgica e quer me visitar .Como faço a carta convite?Que documentos preciso e para onde mando a carta?Ele está ansioso e eu não quero decepcioná-lo.Será sua primeira viagem para o Brasil.Pode me ajudar.Em que idoma deve ser feita a carta?No português?
    Agradeço,Suelinelma.Parabéns pelo trabalho de ajuda às pessoas que visitam seu blog.Obrigada <Sueli.

    ResponderExcluir
  64. Ola Sueli

    Voce deve enviar a carta em portugues para o seu amigo, juntamente com uma copia da sua carteira de identidade. Seu amigo devera porta-la e apresenta-la no setor de imigraçao no aeroporto quando desembarcar no Brasil. Na verdade, a carta substitui o comprovante de reserva de hotel.

    Um grande abraço e obrigada pela sua participaçao!

    ResponderExcluir
  65. Olá Cris,
    Em julho irei a Suiça passando primeiro por Portugual, a minha dúvida é a seguinte...eu querendo voar dentro da europa mesmo para conhecer os diversos paises, eu preciso passar pela imigração de todos e mostrar essa bendita carta a todos? poderei ter problemas?
    obrigado

    ResponderExcluir
  66. Ola Cris,parabéns seu blog é maravihloso
    -Bem meu amigo me fará uma carta convite e gostaria de saber se ele pode fazer pra 2 amigas irem comigo no mesmo voo a turismo passar 1 mês na itália.então seria 3 convites.e o que é preciso leva,ja temos o seguro e a passagem de ida por portugal,mas não temos tanto dinheiro.tendo a carta convite temos que levar dinheiro?e a passagem de retorno?porque ele que me daria a minha passagem de volta e de um amiga minha.por favo me tire essa duvida.obridaga.duda

    ResponderExcluir
  67. Amigo Anonimo

    Seu amigo pode fazer a carta convite para as tres pessoas sim! Se vc for atraves de Portugal, faça a carta em portugues.

    Com a carta voce pode levar menos dinheiro, mas alguma coisa vc tem que levar. Um cartao de credito internacional pode resolver o problema. Providencie um!

    Agora, ir sem a passagem de retorno è complicadissimo! Eh a primeira coisa que eles pedem, e se pedirem e vcs nao tiverem, eles te mandam de volta pro Brasil. Nao aconselho voce viajar sem a passagem de retorno, ainda mais se voce comprar as passagens separadas, sai muito mais caro. Peça pro seu amigo comprar a passagem e mandar o bilhete por email!

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  68. Olá, Cris

    Quero ir para Amsterdam e gostaria de saber se meu amigo que é brasileiro porem virou cidadão Holandes pode mandar uma carta convite para mim escrita de proprio punho ou tem que ser solicitado na prefeitura? Ah, o modelo da carta convite que vc postou é universal ou cada país tem um modelo.

    Aguardo resposta.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  69. olá cris, tenho uma dúvida eu fiquei 3 anos e 7 meses ilegal em portugal; gostaria de saber se posso retornar normalmente sem problemas, pois não tive nenhum problema com minha saída. queria saber se fica registro . aguardo resposta

    ResponderExcluir
  70. Olá Cris..

    você conseguiu alguma informação referente a apresentação desta carta em Portugal?
    viajo para paris e de paris vou para portugal agora em julho.. uma amiga irá me hospedar em portugal mas preciso dessa carta convite.. acha que é necessário algum carimbo ou assinatura da policia federal de lá?preciso dessa informação o mais rápido possível...

    Desde Já agradeço....

    ResponderExcluir
  71. Oi Fabiola

    Seu amigo pode fazer a carta de proprio punho, nao precisa registrar em nenhum lugar nao. Nao esqueça de anexar uma copia do documento deidentidade dele. Voce pode utilizar esse mesmo modelo, so fique atenta com a lingua. Utilize a lingua do pais onde vc for fazer escala, ou seja, se vc desembarcar diretamente na Holanda, faça o documento em lingua holandesa, se desembarcar na França, faça em Frances, se for na Espanha em espanhol e assim por diante| Boa viagem!

    ResponderExcluir
  72. Caro anonimo

    Eu nao sei te dizer se a policia de fronteira portuguesa faz esse controle, porem nao esqueça que o controle pode ser feito atraves do seu proprio passaporte, ja que la contem todas as informaçoes de saida e entrada no pais. Eu nunca ouvi dizer que ninguem foi deportada por esse motivo, mas de qualquer maneira, vc tem que contar com a sorte! Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  73. Oi Vanessa

    Vc nao precisa de nenhum carimbo nao! Te aconselho a fazer a carta em portugues e em Frances! Anexe tambem um documento de identidade da sua amiga|

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  74. ola ,cris gostei muito do seu blog
    me tire uma dúvida quando eu chegar na italia é necessário passar pela imigração ? eles sempre pedem a carta convite ,é a minha primeira viagem para italia e eu estou com muito medo e caso eu seja barrada meu namorado pode resolver ele é italiano ?
    eu vou fazer voô direto para milão ainda assim corro risco?

    ResponderExcluir
  75. Cara Anonima

    Nao vai ter jeito, voce vai ter que passar pela imigraçao sim! Se vc nao apresentar a carta convite, tera que apresentar a reserva de um hotel, faça a carta convite que è mais facil. Geralmente eles pedem sim, mas pode acontecer deles nao pedirem! A presença do seu namorado so vai te dar apoio moral, mas pra questura, nao significa nada. Traga todos os documentos direitinho, carta convite, passagem de ida e volta, seguro saude, quantidade necessaria de euros (veja no site do consulado italiano) ou cartao de credito internacional e demonstre sempre muita segurança perante os policiais da questura que dara tudo certo! Boa viagem!

    ResponderExcluir
  76. Gente,
    Não sei se vocês sabem mas o ministério da saúde dá de graça o Seguro de Saúde Viagem para aqueles que contibuem com o INSS, é só levar os três últimos contra-cheques provando que é recolhido o INSS, CPF, RG e Passaporte (todos com suas devidas xerox), normalmente eles entregam bem rápido (as vezes até na hora). Meu namorado tá indo pra Itália essa semana e já fez o dele.
    Entrem em contato com o Ministério da Saúde de sua cidade.

    Espero que essa dica ajude alguém, pois ano passasdo quando eu viajei eu não sabia e acabei pagando caro por um seguro de saúde.

    ResponderExcluir
  77. Vanessa,

    Obrigada pela dica. Eu ja tinha feito um post sobre esse assunto!

    http://www.noticiasdabota.com/2008/05/seguro-saude-acordo-brasil-e-italia.html

    ResponderExcluir
  78. Olá!!Queria tirar uma dúvida com você...eu vou para Italia agora dia 09 de agosto e retorno para o Brasil dia 17 de agosto. Gostaria de saber como eu tenho passagem Roma(ida e volta),pois,eu ia ficar em Roma,mas em ultima hora meu namorado que vive na Sicilia resolveu que seria melhor ficarmos por lá...ele está me mandando passagem para Sicilia(ida e volta)e a carta visita pelo email com a documentação dele tudo certinho.Estou levando comigo 2 mil euros em espécie(não vou levar cartão de crédito)e o seguro saúde.No caso na hora de passar pela imigração ,chego lá ,vou mostar,a passagem de retorno para o Brasil e a passagem para Sicilia( ida e volta),a carta visita,o seguro saúde e o dinheiro. Há algum problema de eu ser barrada por algum problema de documentação??? Porque a minha duvida está em, se tem algum problema em chegar em Roma e mostrar que estou saindo dali e pegando um outro vôo para outro lugar no mesmo dia ,mesmo eu apresentando as passagem de ida e volta da sicilia -Roma e Roma -Brasil e a carta visita???Agradeço desde já!!

    ResponderExcluir
  79. Luciana

    Fique tranquila, vai dar tudo certo! Nao importa a cidade que voce vai desembarcar, depois que vc entrar, voce poder rodar a Uniao Europeia inteira!

    Boa sorte e boa viagem!

    ResponderExcluir
  80. Olá Cris, que bom achar o seu blog.
    Bem o caso é que vou viajar para ficar 28 dias na Itália. Meu namorado, que está lá em Genova pegou a carta convite na questura,mas eles estão dizendo que é o consulado daqui que tem que autenticar a carta convite e que depois de 20 dias, eu estando lá, tenho que ir até a polícia para entrar com pedido de documentações. Isso não é um absurdo? Pelo que eu sabiba basta a carta convite, dinheiro e passagens de ida e volta par que eu possa ficar lá por 28 dias.
    Por favor me ajude nessa dúvida se puder.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  81. Oi Isa

    Que coisa estranha! Eu nunca apresentei a carta convide na questura. Sempre aprensentei na dogana, na policia de fronteira dentro do aeroporto.

    Eu sei que depois de oito dias, vc tem que ir a questura e pedir o visto de turismo, mas nem sei te dizer se isso e obrigatorio, pq eu nunca fiz!

    Eu nunca traduzi (ja que o documento ja vai em italiano) e nunca legalizei nada no consulado.
    Um beijo pra vc!

    ResponderExcluir
  82. ola boa noite eu vou viaja pra portugal dia 9 de setembro,mais não trabalho de carteira assinada vou com 1000 euro e com a carta convite que meu namorado mandou pra mim e com passagens de ida e volta com data marcada pretendo passa 25 dia.sera que tem algun problema?obg pela atenção.

    ResponderExcluir
  83. Cara Anonima

    Pelo que eu vi, esta faltando somente o seguro saude. Sua documentaçao esta certinha, acredito que voce nao tera problemas. Mas nada pode garantir, porque depende muito de sorte e do bom humor do policial que vai te atender na fronteira! Boa sorte e boa viagem!

    ResponderExcluir
  84. Cris seu blog é maravilhoso, e vc muito prestativa.

    Cris me chamo Elizabete, sou casada com um italiano, mas tenho uma prima q está no momento na minha csa, ela está grávida de um Italiano, ele é casado, mas vai assumir a criança, se ele assumir a criança ela pode permaneçer na Itália? que orgão aqui ela deve procurar? me ajude por favor eu me sinto impotente, gostaria de auxiliar a minha prima. Grata desde de já...

    ResponderExcluir
  85. OLA Cris tudo bem!!!!!

    Adorei seu blog,estava procurando informaçao da carta convite e achei o modelo.Obrigada.

    agora quero te fazer uma pergunta,vamos ver se vc pode me ajudar.

    Namoro um italiano,fui na italia em março e fiquei os 3 meses,to me retornando agoara em setembro.

    E fiquei sabendo por uma brasileira,que sua amiga foi para ficar 3 meses.
    E que seu namorado italiano foi em um orgao ai na italia e pediu que ela ficasse por mais tempo,eles deram mais 6 meses e assim sempre antes de vencer ele fazia a mesma coisa.Atè que deu 3 anos e ela conseguiu ser cidada italiana.
    Mais meu namorado disse que entrou na internet e viu que so posso ficar por 3 meses.Nao tem porrogaçao do visto,ele disse que pode ter sido isto antes das leis mudarem.
    Que as leis mudam sempre.
    Vc que mora ai ja ouviu falar alguma coisa,deste tipo que nao seja visto de trabalho ou estudos.Se poder me ajudar.Desde de ja agradeço.GRAZIE,ARRIVEDERCI.ROSA.

    ResponderExcluir
  86. e com meu filho como devo fazer com a carta convitedevo so colocar o nome dele.obrigada

    ResponderExcluir
  87. Ola,Cris,quero te parabenizar pelo teu blog,sempre que posso dou uma passadinha aqui pra tirar minhas duvidas!Bom,Cris estou com uma duvida que talvez vc possa me ajudar,eu vou viajar pra casa do meu noivo na Italia,com meu filho de 11 anos,com visto de turismo,na carta convite e obrigatorio colocar valor da renda,se possui cartao de credito,conta em banco,ou nao precisa,a imigraçao controla tambem quem convida ou so quem e convidado?E eu podereiter algum tipo de problema por estar levando ele,quais documentos necessarios que devo estar levando para que eu fique mais segura,muita obrigada Cris,por estar sempre nos ajudando!!!!

    ResponderExcluir
  88. Ola,Cris,estou com mais uma duvida,meu noivo vai mandar a carta-convite por e-mail,como elevai assinar,nao seria melhor ele fazer por e-mail,asinar e depois me mandar pelo correio?Qual seria a melhor opçao?Muito obrigada Cris

    ResponderExcluir
  89. Primeiro de tudo, desculpe a demora em responder, eu estava de ferias e sem acesso a internet! Obrigada pela participaçao e pela paciencia de voces!

    ResponderExcluir
  90. Cara Elisabete

    Sua prima podera permanecer na Italia legalmente sim, mesmo estando gravida. Ela podera solicitar o permesso di soggiorno para tratamento medico e depois que a bebe nascer e o pai italiano fizer o reconhecimento da criança, ou seja, registrar a criança, ela podera solicitar o permesso por motivo familiar, ja que ela sera mae de uma criança italiana. De uma olhada nesse post que eu explico tudo direitinho:

    http://www.noticiasdabota.com/2009/03/mulheres-gravidas-nao-podem-ser.html

    Caso o pai nao registre a criança, ela tera que retornar ao Brasil quando a criança completar seis meses de vida.

    (Art. 19 comma 2 lettera d del d.lgs. 286/98 e art. 28 comma 1 lettera C) del D.P.R.. 394/99.

    ResponderExcluir
  91. Rosa

    Obrigada pela sua participaçao e fico feliz que o modelo tenha te ajudado.

    Eu concordo com o seu namorado, eu nunca ouvi falar de uma historia como a de sua amiga. Pede sua amiga pra explicar direitinho como è que ela fez!

    Realmente, como turista, voce so pode ficar 90 dias.

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  92. Soraia,

    Voce pode fazer uma carta convite para voces dois (incluindo os dados dele junto com o seu) ou fazer uma carta convite separada so para ele.

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  93. Cara Anonima

    A imigraçao nao vai pedir nenhum comprovante de renda, nem seu e nem de quem esta te convidando nao! Baste que vc comprove atraves de cartao de credito internacional, ou dinheiro em especie (euros), cheques de viagem, que voce tem condiçoes de pagar suas despesas diarias no perido que voce estiver na Italia. Fique tranquila, vai dar tudo certo!

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  94. Quanto a carta convite, ela precisa de assinatura sim! Se for enviada por email, peça para ele scanear e mandar como arquivo.

    O ideal è mandar a original pelo correio, assinada direitinho.

    Uma outra soluçao, e enviar via fax!

    Tem que ter uma copia do documento de identidade ou passaporte de quem esta enviando a carta convite. Se nao for cidadao italiano, precisa anexar tambem a copia do permesso di soggiorno!

    ResponderExcluir
  95. To indo pra italia, mais meu voo e pela air france e faco imigracao em paris, fico lá 2 hrs, esta carta assim vale tb pra eles, ou ñ? Desculpa já é a 3 vez q vou a italia, a passeio,sempre no máximo 20 ou 10 dias, das outras vezes ñ tive nenhum problema, com esta carta mais desci diretamente em milao. Agora como vou pela franca ñ tenho idéia, tb me mandaram sempre a cópia scaneada,só q nunca me pediram, assim que nem sei se tá dentro do que se necessita ou ñ...desde já obg pelo seu lindo blog, e a todos boa viagem sem stress...

    ResponderExcluir
  96. Parabéns pela sua página Cris!!!
    Gente alguém tem este mesmo modelo de carta convite em frances??? Se tiverem por favor postem aí...Obg

    ResponderExcluir
  97. Oi Alexia

    Eu ja fiz diversas viagens pela Air France e sempre apresentei a carta em italiano. O ideal seria apresentar em frances, mas se vc nao conseguir, leve em italiano mesmo, eu nunca tive problema.

    Quem tiver a carta em frances, por favor, post o modelo pra gente!

    Obrigada pela sua participaçao!

    ResponderExcluir
  98. Ola,estou com uma duvida e talvez vc possa me ajudar,vou pra Italia com meu filho de 11 anos e ficaremos no periodo de 1 mes hospedados na casa do meu noivo,ele me mandara a carta convite e irei com 2.000 euros,nao tenho cartao de credito internacional ,esta quantia para nos dois estaria bom,por este periodo de 1 mes?E se o oficial me perguntar qual nosso vinculo devo de falar que ele e meu noivo ou que estou indo visitar um amigo?Pois tenho medo que ele pense que posso ficar no pais ilegal .Obrigada pela ajuda!!!!!!

    ResponderExcluir
  99. Vania

    De uma olhada no link abaixo. Ali vc vera os valores necessarios solicitados pela Italia:

    http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RioDeJaneiro/Menu/I_Servizi/Per_i_cittadini/Visti/TabellaA.htm

    Pra voce nao ter nenhuma duvida, eu tentaria solicitar o cartao internacional. Mas eu te confesso que nunca me pediram comprovaçao de renda na fronteira. Tente levar tambem alguma coisa que comprove que vc nao tenha interesse de permanecer na Italia: comprovaçao que vc trabalhe no Brasil, contrato de trabalho, carteira de trabalho, comprovante que seu filho esta estudando no Brasil, qualquer coisa desse tipo.

    Quanto o que vc vai dizer na fronteira, tome muito cuidado. Na carta, seu noivo tem que dizer qual o grau de ligaçao entre voces. Diga exatamente o que esta escrito la. Se ele colocou noivo, diga noivo, se ele colocou amigo, diga amigo. O importante è voce dizer que veio por motivo de TURISMO - essa è a palavra chave! Boa sorte e boa viagem!

    ResponderExcluir
  100. ola galera!!!
    estou passando para dizer da minha experiencia
    usei a carta convite baixada aqui neste site, mandei por email para um amigo na espanha ele imprimiu e assinou scaneou e me mandou de volta pelo email. eu imprimi junto com o scaneer da identidade. chegando em lisboa a primeira coisa que entreguei foi a carta convite e eles nao me pediram mais nada, levei cartao de credito, passagem impressa, um monte de coisa, e ele nem quis olhar....so me perguntou se era um amigo mesmo, por ser homem...mas nada de mais...estao mais tranquilos agora...para as mulheres evitem muita maquiagem, unhas com cores berrantes e rouoas muitos escandalosas, pois chamam muita atençao deles...o resto e tranquilidade!!!!

    ResponderExcluir
  101. Diana

    Legal vc dar o seu feedback! Fico contente que tenha dado tudo certo! Essa dica que vc deu para nao chamar atençao, è muito importante. Eu sempre aconselho as pessoas virem arrumadinhas, bem penteadas, mas com pouca maquiagem. O bom è passar despercebida por eles. Quanto aos documentos, eu nunca esperei eles me pedirem nao, sempre entupi eles com os documentos, assim eles ficam perdidos no meio da papelada e despacha a gente de uma vez! Obrigada pelo feedback! Um abraço e volte sempre ao Noticias da Bota.

    ResponderExcluir
  102. oi cris...estou querendo voltar na europa, fiquei tres meses na espanha e voltei agora ao brasil, fui para casar mas o vartorio daqui estava em greve e o documento q faltava nao chegou a tempo, se faço um mes aqui no brasil eu posso voltar na europa para casar? por eu ter fato 3 meses tenho que esperar ou eu apresentando algum documento da embaixada posso entrar novamente?

    bjuuu

    ResponderExcluir
  103. continuaçao do de cima

    e tambem ele esta aqui comigo(meu esposo) ele estando comigo pode alegar algo?

    ResponderExcluir
  104. Diana

    Quando vc fica 90 dias na Europa, tem que esperar mais 90 dias para poder reentrar, mas eu conheço pessoas que reentraram antes e nao tiveram problemas. Eu nao sei se vale a pena arriscar. Na epoca que eu casei, tive uma amiga que morava em Sao Paulo que conseguiu no consulado italiano em SP uma permissao de entrada de "noiva", mas eu no Rio nao consegui nao.

    A presença do seu noivo, pode de dar um apoio psicologico, mas se eles encrecarem, nao adianta nada. Uma vez fui ao Egito e depois queria reentrar na Italia. Eu ja estava casada e com meu marido ao lado, mas eu nao levei o permesso original, somente a copia. Eu suei para reentrar, mesmo com o marido do meu lado. Se der para vc esperar os 03 meses, eu acho melhor. Ou entao tente reentrar por um outro pais que nao seja a Espanha.

    ResponderExcluir
  105. oi cris
    no caso vou entrar como sempre por lisboa pois meu voo faz escala la e desta vez vou a italia e nao a espanha. eu tinha perdido o passaporte e acabei fazendo outro, sendo assim perdir todos os carimbos...tem alguma maneira de eles veem quanto tempo estive na europa? pois quando voltei ao brasil eles me perguntaram quanto tempo fiquei, vc acha q nao devo fazer scala em lisboa de novo e ir pra outro??? eu sou modelo, posso falar com alguem da agencia em italia pra me mandar um documento?

    de ultima vou no consulado italiano com meu marido para tentar o documento de noiva pois tambem estou levando meus documentos para casar na italia....isso ajuda?
    bjuuuu

    ResponderExcluir
  106. Ola,Cris,estou com uma duvida que talvez vc possa me ajudar vou me casar com um italiano,gostaria de saber quais as documentaçoes necessarias e se eu posso da entrada aqui no Brasil sem a presença dele e a mesma coisa ele ai na Italia e necessario a minha presença para dar entrada na papelada?Obrigada!

    ResponderExcluir
  107. Diana

    Eu nao sei se Portugal possui esses registros. No Brasil e na Inglaterra, eu ja percebi que eles scaneiam o nosso passaporte e registram tudinho. Esquece a agencia, eles te pediriam o visto de trabalho. E muito mais facil vc entrar com o visto de turismo.

    Vai na fè, que tudo vai dar certo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  108. Oi Larissa,

    Primeiro voces devem decidir se vao se casar no Brasil ou na Italia. Voces nao precisam casar nos dois paises, basta voce escolher um pais pra casar e depois fazer a transcriçao.

    Se for no Brasil, voce vai precisar de uma procuraçao dele para dar entrada na Papelada. Na verdade, pra casar no Brasil, voce vai ter que ir no cartorio e ver a documentaçao necessaria, porque pode variar de cartorio pra cartorio. Eu desisti de casar no Brasil, pq achei a burocracia pior.

    Se vc resolver casar na Italia, infelizmente voce tera que vir pessoalmente no consulado brasileiro (Milao ou Roma, de acordo com a sua jurisdiçao) para dar entrada. Seu noivo podera ir adiantando a documentaçao dele, mas nao podera dar entrada sem que vc venha tirar o nulla osta.

    De uma olhada nesse post: http://www.noticiasdabota.com/2009/02/documentacao-necessaria-para-casamento.html

    De qualquer maneira, peça seu noivo para ir no comune onde sera realizado o casamento e pegar toda a lista de documentos necessarios, porque pode variar de comune para comune!

    Um abraço e obrigada pela sua participaçao!

    ResponderExcluir
  109. Olá, amei o site. Bom, recebi a carta convite através do meu email de uma pessoa que esta na Itália, pois resido no Brasil. Será que tem algum problema, ou tem que vir pelo correio? Bom,a pessoa ficou responsável por tudo até pelo meu seguro,até porque meu amado tem uma clínica na Itália. vou ter que levar dinheiro assim mesmo? E outra, na carta tem o número da ID dele, mesmo assim tem que enviar o xerox dela? Eu não possuo cartão de crédito e nem cheque.Porém, junto da carta ele enviou também o número do cartão de crédito dele pra mim. E estou de partida no dia 17 de Outubro pra Itália. Como é que faço? Por favor ajude-me.
    Desde já agradeço pela atenção,Luci.

    ResponderExcluir
  110. Oi Luci

    Se na carta que ele enviou por email tem a assinatura dele scaniada, nao tem problema nao! O importante è que ele assine! Voce tem que anexar tambem a copia da identidade ou do passaporte dele, so o numero nao basta.

    Mesmo ele se responsabilizando por voce, è bom voce levar um pouco de euros sim!

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde, Cris

    Vc esta simplesmente de PARABENS.
    Vc foi muito feliz em realizar este blog...que ideia fantastica.
    E outra através das "letrinhas" vc passa tanto carinho, tanta compreensão e o mais importante paciencia para nos atender com tanta dedicação. Mais uma vez PARABENS..

    Marília

    ResponderExcluir
  112. ola cris... tudo de bom
    seguinte: quando a carta vier do anfitriao italiano tenho que levar ao consulado italiano aqui no Brasil para eles fazerem algum procedimento?

    Marcelo - Parana

    ResponderExcluir
  113. Marilia

    Sao comentarios como o seu que me motiva a dedicar horas diarias com o Noticias da Bota. Obrigada pelo carinho e acima de tudo, pela motivaçao! Um grande abraço pra ti

    ResponderExcluir
  114. Marcelo

    Nao precisa levar nada para legalizar no consulado nao! So fique atento para nao esquecer que o convite deve ser assinado e que deve anexar ao documento uma copia de um documento de identidade valido do anfitriao! Uma outra coisa que deve estar atento è a lingua utilizada na carta que deve a lingua do pais que voce esta fazendo conexao, ou seja, se sua conexao è na França, redija a carta em frances, se for em Portugal, em Portugues e assim por diante!

    Boa viagem e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  115. Cris.

    Estou indo para Milão no final de dezembro deste ano. Irei fica na casa de uma amiga que é casada com italiano e tem uma filha com ele. Ela me passou uma informação recentemente que não a necessidade da carta convite. Vc confirma isso?

    Marília

    ResponderExcluir
  116. Oi Marilia

    Eu nao soube de nenhuma alteraçao na legislaçao de visto turistico nao. Na verdade, voce tem que comprovar que possui um lugar idoneo para ficar, ou seja, ou voce apresenta a carta convite, ou apresenta a reserva de hotel.

    De qualquer maneira, se a Lei foi alterada, o site da embaixada da Italia no Brasil ainda nao foi atualizado. Da uma olhada:

    2. Existência de moradia idônea: o cidadão brasileiro deve declarar também a existência de uma moradia idônea na Itália (pode fazê-lo apresentando eventualmente a reserva do hotel onde ficará hospedado). Poderá eventualmente apresentar uma declaração (ou carta) convite subscrita por um cidadão italiano (ou estrangeiro legalmente residente), com a qual o declarante atesta a sua disponibilidade para oferecer hospedagem na Itália ao cidadão brasileiro. A declaração (ou carta) convite deve estar acompanhada por uma cópia do documento de identidade de quem está convidando.

    http://www.ambbrasilia.esteri.it/Ambasciata_Brasilia/Menu/In_linea_con_utente/Domande_frequenti/DOMANDA+VISTO+AFFARI+E+TURISMO.htm

    Pede por favor a sua amiga a legislaçao com a alteraçao da Lei, pois essa è uma informaçao importante pra todos nos.

    Na duvida, eu faria a carta.

    Beijos e boa viagem!

    ResponderExcluir
  117. Olá Chris, estou indo estudar em Cambridge um mês, depois vou para casa da minha família em Paris de trem e minha volta para o Brasil é por lá
    15 dias depois.
    Mas antes passo pela imigração inglesa, já tenho a comprovação da casa de família no período de 1 mês de lá e estou atrás da Carta Convite em francês devo ter ela em inglês também?

    Obrigada, e parabéns pelas informações!

    ResponderExcluir
  118. CRIS.. uma duvida, aliás outra...hehehe
    No trecho inicial da carta-convite:
    "......E p.c alla Rappresentanza Diplomatica Italiana in ....................indicare il Paese)
    A duvida é: nesse espaço pontilhado colocoa-se BRASIL né?? Entao seria uma carta endereçada à uma representaçao diplomática da Itália no Brasil.. isso? Pois bem, mas numa dúvida anterior minha você disse que não seria necessário levar nada ao consulado ou embaixada aqui no Brasil...correto???... Esta carta seria entregue somente no desembarque na Itália? Outra duvida.. vc acha interessante eu fazer um seguro viagem, para ficar garantida a entrada na Italia.?? obrigado,, e desculpe certa ignorância..e parabens pelas dicas...
    grato..

    Marcelo-Pr

    ResponderExcluir
  119. Paola

    Voce deve ter em ingles somente os documentos que vc devera apresentar a imigraçao inglesa. De qualquer maneira, se vc conseguir um modelo em ingles, nada nunca è demais! Boa viagem!

    ResponderExcluir
  120. Marcelo

    Essa parte:E p.c alla Rappresentanza Diplomatica Italiana in ....................indicare il Paese )

    Voce so utiliza se a sua solicitaçao de visto tiver que passar pelo consulado italiano,isto è, se nao for o caso de visto de turismo, ai sim, vc coloca o pais a onde estiver o consulado italiano que vc estiver dando entrada na papelada. Caso seja so visto de turisto, voce pode apagar essa parte, pq nao è necessaria!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  121. ola cris
    passei 3 meses na europa e voltei pro brasil...tenho 2 meses aqui se eu voltar para passar 10 dias eu entro por lisboa????
    bju

    ResponderExcluir
  122. A legislaçao diz que vc tem que esperar 90 dias para poder retornar. Seria mais garantido voce esperar esse prazo. Mas eu conheço um monte de gente que nao esperou e nao teve problemas. Estude direitinho todas as possibilidades e veja se vale a pena arriscar. Sabe, tudo depende muito de sorte!

    Um grande abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  123. é acho q vou tentar...to levando a carta convite, a carteirinha da faculdade, cartao...vejamos se o cara estara de bom humor pra deixar eu passar....mando respostas depois...bjuuuu da diana

    ResponderExcluir
  124. Olá, Cris...

    Cris me ajuda aqui o esposo da minha amiga que é italiano deu para trás no enviar a carta convite. Eu e minha madrinha fizemos o roteiro de 20 dias para conhecer Milão, Roma, Assis, Paris, Dublin e Inglaterra...pecisaremos de ter reserva em hotel em todas essas cidades ou somente em Milão? vc tem alguns hoteis para nós indicarmos?

    Marília..

    ResponderExcluir
  125. Diana

    Leve o maximo de documento que comprove que voce tenha vincolo com o Brasil, (faculdade, trabalho, etc...)que comprove que vc nao quer sair do pais definitivamente!

    ResponderExcluir
  126. Olá Cris, nossa esse post tem ajudado muito.
    Bom estou indo para Atenas e fazendo conexão em Roma, então devo levar a carta em italiano certo?

    Estou com uma dúvida:

    Al Sra...............(indicare il nome della persona che si invita) E p.c alla Rappresentanza Diplomatica Italiana in .............indicare il Paese)

    Nesse caso a carta começa com o meu nome e a Embaixada de que país?

    Dichiaro inoltre che il mio reddito annuo è di € ..................e che la mia abitazione è costituita da n°............vani .

    nesse caso é a renda a pessoa que me convida e o que mais, não entendi o final.

    Bom, Cris.. Obrigada pelas informações !
    beijos Aline

    ResponderExcluir
  127. Anonima 1) Que chato que o marido da sua amiga mudou de ideia, nao desanime nao, tudo vai dar certo. O correto seria apresentar a reserva de hotel de todo o periodo, mas se vc nao conseguir, leve apenas a reserva dos primeiros dias. Nao esqueça de levar um cartao de credito internacional, assim fica mais facil de vc comprovocar que tem meios financeiros para sobreviver no periodo da sua estadia. Em Milao eu nao conheço nada, Sorry!

    ResponderExcluir
  128. Aline

    Como eu ja expliquei em outro comentario, a parta da embaixada è so para usar quem esta pedindo visto diretamente no consulado. Para visto de turismo, que nao precisa passar pelo consulado italiano, desconsidere essa parte. Coloque somente a carta enviada a voce. O reddito annuo è o valor da renda anual de quem esta convidando e a segunda parte, è o numero de comodos que possui a casa de quem esta convidando.

    e che la mia abitazione è costituita da n°............vani

    E que a minha habitaçao è constituida de XXX comodos.

    Beijos e boa viagem!

    ResponderExcluir
  129. Ola Cris...
    Assim como no Brasil, na Italia tem alta e baixa temporada. Quais os meses de alta e baixa temporada. To pensando em ir na Italia entre o dia 03 a 25 de junho. Como ficam os preços nessa época..
    Grato

    Marcelo

    ResponderExcluir
  130. Oi Marcelo

    Alta temporada aqui costuma ser exatamente nos meses de verao: entre junho e agosto que sao os meses mais quentes. Junho ainda è o inicio e voce podera encontrar preços bons. Agora, se vc quer realmente encontrar bons preços, os melhores meses sao abril e maio, meses de primavara. A Europa è linda durante esse periodo. Nao deixe pra vir no verao nao, faz muito calor e tudo è muito entupido de gente. Final de dezembro e inicio de Janeiro, è alta temporada pra quem pensa em esquiar! O ideal è vir na primavera!

    Um beijo e boa viagem!

    ResponderExcluir
  131. Ah... o mes de setembro tambem è uma epoca boa. Todo mundo ja voltou das ferias de agosto e o tempo ainda esta quentinho!

    ResponderExcluir
  132. oi cris tudo bem meu nome é simone,namoro com um italiano que mora em madri na espanha ele sempre veio ao brasil faz 5 anos que estamos juntos,mais nunca fui porque estava trabalhando,e agora eu decidir ir,só que não tenho seguro saude,e pretendo ir só com carta convite,e meu passaporte,ate porque quero compra uma passagem pra 15 dias.eu no momento estou trabalhando mais no proximo mês eu vou pedir demissão pra fica com ele na europa ,quero sabe si vc acha que vai da certo.

    ResponderExcluir
  133. Ola Simone

    Eh quase impossivel eu te assegurar que tudo vai dar certo. Ja vi muitos brasileiros, com todos os documentos certinho voltando pra casa e ja vi tambem, brasileiro passar "despercebido" somente com o passaporte. Tudo depende de muita sorte! Se voce trabalha de carteira assinada, ou melhor, se voce recolhe INSS de alguma forma, faça o seu seguro saude gratuito no Ministerio da Saude. Voce faz rapidinho e sem pagar um centavo. Eh mais seguro trazer todos os documentos certinho! Uma boa viagem e in boca al lupo!

    ResponderExcluir
  134. meu nome é Rodolpho...

    Olá cris estou viajando no final do ano em dezembro de 2010 , como turista mas o que eu quero mesmo e ficar e trabalhar em genova como faço pra pedir permanecia no pais sabendo que eles so dão visto de 90 dias para turista, minha pasagem vai ser de 6 meses como faço quero muito fica na italia em genova pra estudar e trabalhar mais pra isso me parece que eu preciso de uma permição adequanda, quem mora em genova e minha prima que ja tem familia la e filhos ela abita na italia a 17 anos como façço me ajuda isso e mto importante pra mim...Por que é ela que vai me enviar a passagem pra mim ... quais documento preciso para pedir permesso de soggiorno eu tenho apenas 20 anos e tenho medo de ter que volta pro Brazil sem ter consiguido algo ai na italia ... essa carta e muito importante? ...
    Obrigado e gostei mto do seu blog ..

    ResponderExcluir
  135. Ola Rodolpho

    Se sua prima tem cidadania italiana, pode ser, que ela consiga um visto de permanencia pra voce. Eu nao sei se o parentesco de primo lhe da o direito de permanencia. Pede ela para ir na questura de Genova e confirmar se è possivel ou nao!

    Voce poderia solicitar o visto de estudante, mas para isso, deve faze-lo diretamente no consulado italiano no Brasil, nao è facil, pois voce tera que dispor de uma quantia grande de dinheiro perante o consulado para as despesas de estadia e alimentaçao, mas nao è impossivel!

    Um detalhe importante: Acho muito arriscado voce vir com visto de turista e com a passagem de volta para seis meses. Se vc encontrar um funcionario de mal humor na fronteira, ele te manda de volta para o Brasil. Eh mais prudente voce alterar a data de retorno para 90 dias e ai, se voce conseguir o permesso para permanecer na Italia, voce altera a data de retorno para seis meses. Geralmente, a passagem tem validade de um ano, voce pode alterar as datas, mediante pagamento de uma taxa. Vale lembrar que as passagens compradas "em promoçao", nao aceita a troca de datas.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  136. oi criz tudo bem mim chamo,carla e estou ti escrevendo uma msg pra ti fazer uma pergunta
    bom meu namorado é italiano mais mora na espanha em madri estamos ja faz 5 anos ,mais é ele sempre que vem pra cá,eu não ia porque estava trabalhando,e agora eu não estou mais ,mais eu queria só ir com a carta convite e um pouco de dinheiro,vc acha que vai da certo pode da algum problema estou com medo mim manda uma resposta ta.

    ResponderExcluir
  137. cris tudo bem mim chamo monica bom meu namorado mora na espanha estou querendo muito ir pra lá pois nunca fui ele foi que sempre veio,queria ti perguntar,si eu pesso pra ele manda uma em portugues ou eu pesso e ele pra ele manda uma em espanhol,porque eu vou por lisboa,mais eu coisa,eu posso manda ele fazer por essa carta,e aonde ele vai para pode ver essa carta,na embaixada aonde?,outra coisa eu estou trabalhando eu pedir uma declação no meu trabalho mostrando que eu trabalho nessa empresa com cnpj da empresa e o numero de telefone e email vc acha que seria legal eu entregar si eles pedissem,porque eu queria modificar essa declação original,colocando que eu estou diferias pra ele pensarem que eu ainda estou trabalhando nessa empresa por esse mês de novembro eu vou pedir demissão,bom cris no memento é só isso depois si eu mim lembra ti amndo mais coisa.

    ResponderExcluir
  138. Oi Carla

    Tenta fazer o seguro saude. Voce como contribuinte do INSS pode fazer gratuitamente no Ministerio da saude. Tente ir com a documentaçao toda certinha, pra evitar surpresas!

    Um beijo e boa viagem!

    ResponderExcluir
  139. Monica

    O importante è voce ter a carta em portugues, ja que sua conexao è em Lisboa, mas se ele quiser mandar em espanhol tambem, pode ser, pecar para mais nao è ruim. Eu nao alteraria a carta original nao, voce poderia ter problemas mais tarde com a empresa. Eu acho que basta so a carta original.

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  140. Ola Cris.. meu nome é Ira..
    Li num outro site que agora é necessário a carta-convite deve passar pela Prefeitura da cidade do anfitriao. Voce ta sabendo de alguma coisa a respeito disso..?? Outra coisa: nao entendo nada do idioma Italiano (apesar de ser descendente de italianos)... Os oficiais de imigraçao farao perguntas em italiano ou tem tradutor para nos auxiliar??
    grato e parabens pelas dicas...

    ResponderExcluir
  141. Oi Ira

    Isso è novidade pra mim, nao estou sabendo nada nao! Manda pra gente o link do site pra gente estudar! Infelizmente, as perguntas serao feitas em italiano ou no maximo em ingles. Nao existe tradutores nao! Fique tranquila, a primeira vez que eu vim, eu nao sabia nada de italiano nao e me dei super bem. Quando vc chegar na imigraçao, entregue todos os documentos pra eles, e nao esqueça sempre que o motivo da viagem è turismo!

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  142. ola cris... É a Ira...veja no link:

    http://www.italiaoggi.com.br/migrazioni/migra_cidadania_residencia.htm

    segue um trecho da pagina onde li sobre a carta convite:

    ......As férias de final de ano são uma boa ocasião para visitar a Itália, sonho de muitos brasileiros. Mas antes de arrumar as malas e gastar as economias com a passagem cara, convém prestar bastante atenção nos documentos necessários para atravessar as fronteiras da União Européia. Caso contrário, o viajante corre o risco de ser deportado, sem garantias de reembolso do dinheiro investido na viagem.

    Seja por motivo de trabalho, estudo ou simplesmente turismo, a documentação exigida pelas autoridades européias deve justificar claramente o motivo e o tempo de permanência em solo italiano. Quem desembarca como turista não precisa de visto e pode ficar até noventa dias. Apresenta na fronteira o passaporte brasileiro válido, a passagem de volta para o Brasil e um seguro saúde. Na ocasião, poderá ser exigida também a apresentação de um cartão de crédito internacional e de um comprovante do local de estadia do brasileiro na Itália. Este pode ser a reserva do hotel no local de destino ou uma carta convite escrita por um residente na Itália e registrada na prefeitura da cidade italiana (ver modelo da carta no http://www.consbuenosaires.esteri.it/NR/rdonlyres/C64B4932-B725-4F4B-8C82-E3B9B6508CF9/0/lettera_invito.pdf).

    ResponderExcluir
  143. Oi Ira

    Eu realmente nunca ouvi falar que a carta convite tem que ser legalizada na Prefettura. Legalizar na prefettura, è reconhecer a firma de quem atestou. Aqui na Italia, existe a auto-certificaçao.

    O que é a auto-certificação ?

    É uma declaração redigida e assinada pelo próprio interessado certificando sobre seu estado civil, sobre fatos e dados pessoais. Esta declaração é válida para uso junto a Administração Pública e aos concessionários e a entidades gestoras de serviços públicos.

    No relação com um ente privado, este recurso fica, porém, sujeito à aceitação e aprovação deste ente. Este tipo de declaração pode substiuir os certificados ordinários e certidões públicas.

    Com a entrada em vigor do D.P.R. 28 de dezembro de 2000 n° 445, iniciou-se um importante processo de simplificação administrativa, cujo objetivo é a reforma da Administração Pública a fim de faze-la funcionar de uma maneira mais eficaz e transparente.

    Vou continuar procurando sobre o assunto. Se eu souber de alguma coisa volto a postar.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  144. Ira

    Dei uma olhada no site do consulado italiano no Rio e nao encontrei nada que a carta convite tem que ser legalizada na prefeitura.

    http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RioDeJaneiro/Menu/I_Servizi/Per_i_cittadini/Visti/DocumentiVisti.htm

    ResponderExcluir
  145. Ola Cris..
    Gostaria de saber quais documentacoes necessarias para viajar suica, por 3 meses... ficarei casa de meu namorado, a carta convite pode ser enviada por fax?email? qtos poderia levar em euros ?
    Obrigada
    Laiane

    ResponderExcluir
  146. Oi Laiane

    Infelizmente nao sei te dizer pq a Suiça nao participa do Tratato. De uma olhada no link abaixo e entre em contato com o consulado da Suiça no Brasil. No link tem os telefones e endereços de emails para contato.

    Boa sorte e boa viagem!

    http://www.quetalviajar.com/guia-de-viagem/consulado/consulados-da-suica-no-brasil.htm

    ResponderExcluir
  147. Boa Noite Cris..
    Fui na agência de viagens resolver assuntos da viagem .. e a atendente me informou o seguinte sobre a carta convite: Se a pessoa estiver no aeroporto esperando é muito melhor do que levar a carta-convite.Disse mais: que o excesso de documentos (no caso a carta convite) pode até prejudicar a entrada no país... pois eu estaria querendo justificar muita coisa pra entrar no país... o que acha disso..


    obrigado. Elson

    ResponderExcluir
  148. Oi Elson

    A visao da sua agente de viagem è diversa da minha, mas nao tenho como te dizer se è falsa ou verdadeira.

    Eu nao penso que levar todos os documentos que a Italia exije seja excesso. Eh claro que se estiver uma pessoa te esperando no aeroporto è legal, mas isso nao te garante que voce vai entrar no pais. Muitas das vezes, voce nao consegue nem falar com a pessoa, pois vc passa pela dogana antes do desembarque propriamente dito e se o policial estiver de mal humor, nao vai se da ao trabalho de procurar ninguem. E o pior, a maioria dos voos para a Italia, fazem conexao em outros paises antes de chegar na Italia e ai voce vai se apresentar a policia de fronteira do pais que vc fizer a conexao. E o pior, pode acontecer alguma coisa, tipo tempo ruim, e trocar de aeroporto. Existem diversos imprevistos que podem acontecer, por isso, eu sempre digo, è melhor levar toda a documentaçao certinha.

    Uma vez, fui ao Egito com meu marido e dei bobeira e nao levei o meu permesso original, levei uma copia autenticada. Pra reentrar na Italia foi um problema, mesmo estando com o meu marido do lado que è italiano. Por isso que eu digo, que a presença de ninguem, substitui a documentaçao correta.

    De qualquer maneira, fica ai a dica da sua agente!

    ResponderExcluir
  149. Ciao Cris come stai,bene!!!!

    Vamos ver se vc pode me ajudar:Estou na Italia e ta vencendo meu visto de turista,gostaria de ficar por mais um mes.

    Sei que vo ficar ilegal e tomarei todos os cuidados.....
    Mas a duvida è o seguinte ao retorna para o Brasil vo passar pelo controle em PORTUGAL .

    POSSO TER ALGUM PROBLEMA?

    Fico no Brasil por 3 meses e retorno na Italia,por PORTUGAL EU POSSO TER ALGUM PROBLEMA AO CONTROLAR MEU PASSAPORTE E VER QUE ULTRAPASSEI OS 3 MESES.

    EU SEMPRE FIZ TUDO DIREITO DENTRO DAS NORMAS ,SO QUE DESTA VEZ TO SAINDO DELA.....GOSTARIA DE SABER SE VC SABE SE TEM ALGUMA CONSEQUENCIAS.....SE VALE APENA FUGIR DAS NORMAS.
    EU NAO SEI COMO FUNCIONA ESTAS PESSOAS QUE FICAM ILEGAL ,SE QUANDO SAEM OU VOLTA TEM PROBLEMA.
    NAO CONHEçO NINGUEM QUE FICOU ILEGAL.POR ISSO FICA DIFICIL TER ESTA MINHA INFORMAçAO
    AI LEMBREI DE VC ,QUE AS PESSOAS SEMPRE TIRA AS DUVIDAS.
    AS VEZES VC SABE DE ALGUMA CASO NESTE TIPO.

    DESDE JA AGRADEçO.BEIJOS.....

    ResponderExcluir
  150. Oi Rosa

    Eu nao sei te dizer se Portugal controla os passaportes! Eu nao aconselho a ninguem ficar ilegal, ainda mais aqui na Italia, onde ser clandestino è crime, mas cada um sabe onde o sapato aperta! Boa sorte pra ti! Um beijo

    ResponderExcluir
  151. Oi Cris,
    Tudo bem?

    Infelizmente somente agora eu soube que Madrid e Portugal são os países que existem controle de imigração mais rigorosos. Pois se eu soubesse antes,obviamente não teria feito a conexão neste local.Pois infelizmente fiquei retida na polícia federal em Madrid por 14 horas e cheguei ontem em casa ,graças a Deus. Estou muito frustrada pois tinha mtos planos durante a minha viagem de 2 meses no destino final que era Genebra,Suiça. Sem contar os contrangimentos e humilhações que passei. O motivo que alegaram foi que a minha carta convite não era a oficial e de fato nao era esse modelo que anexou acima. Mas tenho planos em viajar para Suiça novamente no mês que vem mas desta vez ficarei por 20 à 30 dias e qria mto a sua ajuda. Será que o fato de terem carimbado meu regresso ao Brasil no passaporte vai implicar minha entrada na Suiça? Pois agora farei conexao em Zurique.Além de apresentar a carta oficial,o dinheiro exigido além de cartão e cheques existe alguma possibilidade de eu ter problemas com a imigração?

    Desde já muito obrigada.

    Milena

    ResponderExcluir
  152. Milena

    Sinto muito pelo o que ocorreu. Esse modelo de carta, è o oficial da Italia e eu nao sei se para os outros paises existe uma diferença. Eu ja usei aqui na Italia e na França e nao tive problemas, quando eu vinha por motivo de turismo. Quanto ao proximo regresso, nao sei te dizer, porque a Suiça nao faz parte da Uniao Europeia. Eh mais seguro voce entrar em contato com o consulado da Suiça no Brasil e ver todos os documentos que eles solicitam para a entrada no pais. Procure saber tambem se eles solicitam o seguro saude.

    Mesmo voce estando com todos os documentos solicitados, nada te garante que sua entrada no pais sera aceita. Simplesmente o policial pode olhar pra voce e nao gostar da cor dos seus olhos e te mandar de volta pra casa. No caso da viagem anterior, pode ter acontecido isso. Eu nunca ouvi dizer que ninguem voltou pra casa porque a carta convite nao era o modelo oficial.

    Enfim, alem de todos os documentos que eles solicitam, precisamos de muita sorte!

    Um beijo grande e depois volte pra contar pra gente como foi sua entrada.

    ResponderExcluir
  153. Oi Cris!
    Agradeço pela sua resposta.
    Conheci outras pessoas que vieram de outros países e ficaram retidas em Madrid pelo mesmo motivo. Apresentaram a cópia da carta ou não era o modelo exigido que deve conter um tipo de carimbo e assinatura. Pesquisei e vi que a carta deve ser reconhecida em cartório. Tinham mtos casos tb de pessoas que não apresentaram subsídios suficientes para se manter durante a sua estadia no país ou seja tinham pouco dinheiro.
    A Minha preocupação maior agora é quanto ao carimbo de regresso no passaporte,pois qto as documentações vi no site do consulado da Suiça no Brasil e estou preparando os documentos.
    Mas fica a minha dica para quem é jovem e pretende viajar para Europa por um período de 2,3 meses. NÃO FAÇAM CONEXÃO EM MADRID,eles são mto rigoros, mas se não tiver outro jeito levem a carta oficial do país, tem que ser a original e com o devido carimbo. Outra dica que dou é que se previnam de todas as formas quanto a quantia em dinheiro. Atualmente são exigidos 62 euros p/dia durante o período que vai permanecer no país. Levem tb talões de cheque e cartões de crédito. Mas como a Cris disse nada garante a nossa entrada,mas se pudermos nos precaver temos mto mais chances que nada de errado aconteça! Pode deixar que irei voltar para contar como foi a viagem!
    Mto Obrigada.

    ResponderExcluir
  154. Milena

    A Espanha è sempre problematica. Lembra ha mais ou menos 1 ou 2 anos atras que eles madaram centenas de brasileiros pra casa? Quando eu vinha a turismo, sempre viajei pela Air France e nunca tive problema com os frances. Me pediam os documentos, eu apresentava e tudo ok. Eu tambem nao aconselho a ninguem fazer conexao na Espanha e em Portugal.

    Quanto ao carimbo, eu nao sei te dizer se isso influi ou nao.

    Eu sempre aconselho a todos os amigos que queiram vir pra Europa, consultar sempre o site do consulado do pais onde quer visitar. Ali, se encontra todas as documentaçoes necessarias. Levem tudo que eles pedem, e se vc tiver um contrato de trabalho, uma matricula em uma universidade, pode servir na hora do aperto. Qualquer coisa que comprove que voce tenha vinculo com o Brasil, pode ajudar, porque o que eles querem è que vc retorne pra casa.

    Boa sorte e obrigada por dividir sua experiencia com a gente. Eh sempre bom termos outras versoes do que pode acontecer.

    Nada do que eu escrevo aqui, è verdade absoluta. O que conto e divido com voces, sao experiencias que eu ja vivi, que pode ou nao acontecer com voces. Por isso eu agradeço a todos que quiserem e puderem dividir com a gente a sua experiencia.

    Um grande beijo pra ti

    ResponderExcluir
  155. Cris..

    Vou pela Tam, desembarcando em Milao... Sobre a "carta oficial".... existe Modelo Oficial? Pelo que verifiquei e pude interpretar a carta, seria mais uma garantia que vc tem moradia idônea pra ficar enquanto estiver fazendo turismo, ou seja: um simples convite de um cidadao italiano ou devidamente legalizado. Sobre o tal "carimbo"" .. também tenho essa duvida.. nao seria interessante pedir para a pessoa reconhecer firmarnum cartorio da Italia?? Alias, eu trabalho num cartorio aqui no Brasil...como se diz Cartorio em Italiano??? ah.. outra coisa, um cartão de visita da empresa contendo meu nome e funcao ajuda alguma coisa, ou teria que levar carteira de trabalho???

    grato..

    marcelo

    ResponderExcluir
  156. ola cris..
    novamente o Marcelo

    qual a diferença do modelo da carta convite que vc postou aqui com o modelo do link: http://www.esteri.it/visti/pdf/invito_t.pdf

    grato

    marcelo

    ResponderExcluir
  157. Oi Marcello

    Se existe um carta oficial, eu nao sei te dizer. No link abaixo tem o modelo que foi publicado no site do Ministero degli Affari Esteri e è bastante parecido com esse que eu publiquei no post.

    http://www.esteri.it/visti/pdf/invito_t.pdf

    Cartorio aqui na Italia se chama "Notaio", mas geralmente quando a gente quer reconhecer firma, vamos a preffettura.

    Aqui na Italia nao tem o costume de reconhecimento de firma, a nao ser que seja uma documentaçao muiiiiiito importante, como documentos emitidos no consulado. Geralmente para documentos mais simples, eles aceitam a auto-certificaçao.

    Cartao de visita pode ajudar, mas nao è um documento oficial, a carteira de trabalho, ja è algo oficial. Eu prefiro a Carteira.

    Um abraço e boa viagem

    ResponderExcluir
  158. Marcelo

    AGora que eu vi a sua segunda mensagem. A diferença entre o modelo publicado no posto e aquele do Ministero è o item 04. No do Ministero ele incluiu um item, onde o cidadao declara ter colocado a disposiçao do convidado uma certa quantia de euros em forma de "Fideiussione Bancaria".

    Enfim, ninguem faz isso!

    ResponderExcluir
  159. Se vc demostra que tem a quantidade necessaria de euros para "sobreviver" aqui durante o periodo, nao tem necessidade de garantia bancaria por parte do cidadao italiano.

    ResponderExcluir
  160. Oi Cristiane!
    Estou namorando um italiano e estou indo para casa dele em janeiro. Viajarei pela TAP, então passarei pela imigração de Portugal. Gostaria de saber então se a carta convite deverá ser escrita em português ou em italiano? Tenho visto muitos sites indicando que a pessoa que envie a carta reconheça sua assinatura no cartório, mas meu namorado disse que não é comum essa coisa de reconhecer firmas lá. Depois que ele me enviar a carta, devo ir num consulado de Portugal ou da Itália na minha cidade para obter algum carimbo na carta? Qual dos 2 consulados seria? Uma última dúvida: devemos colocar na carta que somos namorados ou é melhor colocar apenas "amicizia"?
    Abraços e desde já muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  161. OiAna

    Eu faria a carta em Portugues e em italiano. Nao esqueça de anexar uma copia do documento do seu noivo.

    Realmente aqui na Italia nao è comum reconhecer firma em documentos. Nao precisa passar em nenhum consulado pra legalizar nao!

    A relaçao de parentesco è complico, acho melhor voce colocar a verdade, vai que na hora vc se enrola e nao consegue mentir ou se esquece de dizer que voces sao amigos? Nessas coisas, è como entrevista de emprego, è melhor dizer sempre a verdade, assim vc demonstra segurança.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  162. As informações postadas aqui são realmente de grande utilidade. Eu mesma solucionei vários problemas lendo a experiências dos colegas.
    Parabéns pelo serviço prestado a todos nós.

    ResponderExcluir
  163. Obrigada Amigo anonimo! A intençao é ajudar mesmo! Eu so peço a todos, que antes de partir de viagem, por favor, confirme todos os documentos necessarios no consulado do pais para onde voces vao. A legislaçao pode mudar e a gente nao saber, por isso, a confirmaçao no consulado è super importante!

    ResponderExcluir
  164. Oi Cris... tdo bem? Meu nome é Marcelo e tenho uma dúvida.
    Farei um mochilão pela Europa (Itália, França, Londres, Espanha e Portugal), e meu destino de chegada de avião será na Itália, com escala na Espanha. Poderei me hospedar em duas casas durante a viagem, uma em Portugal outra na Espanha. Pelo o que lí em outros comentários devo levar a carta convite na língua do país que desembarcarei (em espanhol e italiano). Minha pergunta é muito simples, por exemplo, qdo for desembarcar na Itália eu devo apresentar a carta convite do modelo tipo Portugal e Espanha (uma vez que meus familiares estão nesses países e não na Itália na qual estou desembarcando) ou pelo fato de estar desembarcando na Itália devo apresentar a mesma carta que vc postou acima?
    As vezes fico pensando se não seria mais fácil eu reservar albergues pela internet aqui do Brasil para Portugal e Espanha, mesmo que eu não os utilize na viagem e apenas para facilitar a apresentação dos comprovantes na Itália, ao invés de correr atrás de todas essas informações referente a carta convite, indo em consulados e tal.

    Obrigado Cris!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  165. Oi Marcelo

    Se voce vai entrar na Europa pela Espanha, provavelmente somente ali irao te pedir todos os documentos, pelo menos è o que acontece normalmente. Voce apresenta os documentos, somente na primeira fronteira que voce cruzar, e a carta convite, devera "cobrir" todo o seu periodo de viagem. Realmente, se for mais facil, conseguir as reservas de hotel, è menos burocratico do que a carta convite. Quem vai ficar hospedado em hotel, è melhor apresentar a reserva. A carta convite, na verdade, so facilita pra quem realmente vai ficar hospedado na casa de alguem, ela è uma substituiçao da reserva do hotel.

    O problema de reservar hotel e depois nao utilizar, è que geralmente voce tem que pagar parte da estadia adiantada e caso voce desista, eles te cobram uma taxa de desistencia. Se voce conseguir reservar hotel sem pagamento antecipado, realmente è muito mais facil!

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  166. Cris,

    Queria tirar uma dúvida, sou do Brasil, e estou na casa de um amigo em Portugal, tenho a carta convite dele, e já estou aqui a quase um mês, agora queria visitar um outro amigo meu q mora na Italia, gostaria de saber se preciso da carta convite dele tbm??? ou posso apenas informar que vou ficar hospedada na casa dele, são por cincos dias.

    Abraços, e desde já agradeço.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  167. Fernanda,

    Eu acredito que eles nao irao te pedir nada na fronteira italiana nao, pois voce ja esta dentro da Uniao Europeia. Mas so por segurança, se vc tiver a carta ou uma reserva de hotel, nao fara mal a ninguem!

    Um abraço e bom passeio!

    ResponderExcluir
  168. Cris...

    Esta se aproximando o dia da minha viagem para italia e estou ficando muito ansiosa e muito nervosa...e não estou conseguindo aprender uma palavra em italiano e ingles. Será que vou ter problemas na entrevista ou posso levar as perguntas e respostas das perguntas talvez eles posso me fazer por escrito?

    Bjs

    Mais uma vez

    Obrigada

    Marília

    ResponderExcluir
  169. Oi Cris, sou eu novamente, Simone. Esqueci de perguntar outra coisa... essa carta tem que ser formal assim mesmo? Pq seria um convite entre primos e respectivos marido e namorada. Obrigada mais uma vez... no aguardo com um pouco de urgencia pq a viagem ja é pra esse mes...hehe

    ResponderExcluir
  170. Oi Cris, sou eu novamente, Simone. E por estar com a net um pouco ruim... acho q o meu primeiro comentario nao foi postado, entao toca eu escrever novamente..rs e se estiver enganda, pode desconsiderar esse aqui! Enfim, primeiro queria te dar os parabens pelo blog que esta sendo de mta utilidade! Agora minhas duvidas sao: na parte da carta "E p.c alla Rappresentanza Diplomatica Italiana in ............indicare il Paese )" o que deve ser preenchido aqui? nao entendi a parte p.c. Outra duvida é que onde devem conter o nome do convidado, se nas 2 partes tem que ser o nome completo ou basta so p.ex. na 2° parte? ("Al Sig./ra.............(indicare il nome della persona che si invita)" e "...del Sig./ra..............di cittadinanza............nato/a..."). E mais uma...rs é na parte "...che la mia abitazione è costituita da n°...vani" aqui deve ser escrito quantos comodos tem a casa?
    Mto obrigada e aguardo suas respostas!

    ResponderExcluir
  171. Nossa, minha memoria nao é boa mesmo...hehe. Sou SIMONE novamente..rs. Esqueci de perguntar se a carta deve ser obrigatoriamente de proprio punho. Obrigada e espero nao lembrar de mais nada, ate receber suas respostas..rs. Ate mais..

    ResponderExcluir
  172. Marilia

    Nao se preocupe com a lingua. Leve os documentos certinhos e apresente ao policial da fronteira.Ele vai olhar os documentos e tudo certinho. Voce so nao pode esquecer uma palavra: TURISMO!

    ResponderExcluir
  173. Simone

    Nao sei te dizer se tem que ser exatamente o mesmo modelo. Esse modelo que eu postei, è o modelo oficial da carta em italiano, publicado no site da questura.

    De uma olhadinha nos comentarios acima, que uma das nossas leitoras, Milene, postou que nao conseguiu entrar porque o modelo da carta convite nao era o modelo oficial. Pelo sim, ou pelo nao, è melhor voce utilizar o modelo oficial do pais da onde voce vai desembarcar!

    ResponderExcluir
  174. Simone

    Essa parte è para ser preenchida somente se voce fosse solicitar o visto perante o consulado italiano. Ja que o seu caso è visto turistico, pode desconsiderar, ou seja, apagar.

    O nome de quem esta sendo convidado è no segundo item, ou seja

    Sig./ra...................................di cittadinanza..........................nato/a a........................residente a................................ titolare del passaporto n°......................rilasciato dall’autorità competente in ......................(indicare il Paese)

    numero di vani, è exatamente o numero de comodos que tem a casa.

    Um abraço e bom passeio!

    ResponderExcluir
  175. Oi Cris, muito obrigada por me ajudar e desculpa a demora, tive um problema com a net.. Enfim, so faltou uma perguntinha... queria saber se a carta deve ser escrita de proprio punho? E devo anexar a carta de indentidade e o permesso? Ou so o permesso è o suficiente? Obrigada mais uma vez. Ate logo. Simone

    ResponderExcluir
  176. Simone

    Nao precisa ser de proprio punho nao! Se quem esta convidando nao tiver a cidadania italiana, tem que anexar a copia do permesso sim, juntamente com a carta de identidade ou copia do passaporte.

    ResponderExcluir
  177. Ok, muio obrigada mais uma vez!!!! Simone

    ResponderExcluir
  178. Oi , Cris gostei muito do seu blog, esta tirando muitas duvidas minhas. Fiz a besteira de ir para europa sem carta convite e sem o valor necessario para minha estadia fui deportada e meu passaporte carimbado, quero voltar o que devo fazer\ Já provindenciei a carta convite e o valor para minha permanecia, sera que conseguirei entrar agora, tenho medo por causa que meu passaporte foi carimbado, sera que corro o risco de ser deportada novamente por causa do carimbo no passaporte\ o que vc acha\
    Bjsss Sucesso
    Raquel

    ResponderExcluir
  179. Eu nao sei te dizer se o carimbo de deportaçao pode te trazer problemas no futuro, tambem nao sei te dizer se eles registram essa informaçao em algum outro local que possa ser consultado.Se eu fosse voce, entraria por um pais diferente daquele que te deportou, quanto ao passaporte, nada te impede de tirar um novo, è so pagar uma taxa extra.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  180. Cris, estou indo a Portugal com passagem pela Espanha, mas só em transito mesmo, pois a passagem estava mais barata, pedi a carta-convite e a minha amiga pediu apenas o meu nome e data de nascimento, você teria alguma dica sobre a imigração na Espanha ou ela será feita em Portugal !?, Obrigado.

    ResponderExcluir
  181. Bom dia,

    Moro na italia(legalmente) e convidei meu pai pra passar um mes aqui, vc tem o modelo da carta convite em espanhol?

    Acredito que para homem a entrada seja mais facil por madrid e qqq outro lugar, infelizmente existe o preconceito com nos brasileiras.

    ResponderExcluir
  182. Ola Bianca

    Eu nao tenho o modelo em espanhol. Porem voce podera preencher e imprimir no site do Minsterio del Interior da Espanha no link abaixo:

    http://www.mir.es/SGACAVT/modelos/extranjeria/modelos_extranje/Solic_Carta__Inv.pdf

    Um abraço e boa viagem pra o seu pai

    ResponderExcluir
  183. Boa tarde estou deseperada porque irei espanha na casa de um amigo que mora em Almeria, acontece que ele ia me fazer carta convite so que ele me disse necessita ser registrada na policia, o consulado aqui de Fortaleza me informou que teria de ser encartorio ele disse que antes era em cartorio agora não e mais , ele necessita que acarta seja 3 meses antes da minha ida a Espanha e além da carta foto minha com ele comprovando que somos amigos. Isso tem veracidade? Vou levando dinheiro para minha estadia de 30 dias . Será que seria melhor eu fazer reserva de 15 dias em hotel da cidade? Me ajudem por favor . Obrigada

    ResponderExcluir
  184. Hercilia

    Infelizmente nao posso te ajudar porque nao moro e nunca entrei na Europa pela Espanha. Nao sei se è verdade tudo isso que voce relatou, mas com certeza a Espanha è o pais que mais deporta brasileiros.

    Tente confirmar essas informaçoes nesse site: http://www.mir.es/

    Caso contrario, è melhor voce fazer a reserva no hotel. Tente levar tudo certinho, pq a Espanha è bastante rigorosa.

    Um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  185. bom dia,

    a carta convite deve ser datada na semana da entrada?
    a pessoa que entra deve ter a original com carimbo da prefeitura?
    obrigado

    ResponderExcluir
  186. Bianca

    Aqui na Italia a data de emissao da carta nao importa, o que importa è data correta do periodo que a pessoa estara na nossa casa e nao è preciso o carimbo da Preffetura. Mas na Espanha, eu nao sei te dizer.Eu nunca entrei pela Espanha.

    Pesquise no google o seguinte, pode ser que exista algum site que possa explicar melhor.

    SOLICITUD DE EXPEDICIÓN DE CARTA
    DE INVITACIÓN
    (Orden Pre/1283/2007, de 10 de mayo)

    ResponderExcluir
  187. Bianca

    De uma olhada nesse link

    http://www.mir.es/SGACAVT/derecho/or/pre/orpre1283_2007.html

    ResponderExcluir
  188. Olá amigos obrigada pelos conmentário,a carta convite fui informada que as fotos tem que ser minha com eles nos dois juntos e não temos fotos juntos entende? Outra coisa a Carta demora 2 meses para receber porque após entrega de documentos a Policia eles irão avaliar os documentos e vão marcar entrevista com ele anfitrião e mole? Depois disso e que vai ser feita tramitação legal como ele mora em El jido depois de Almeria ñão vai dar tempo chegar ao Brasil, o policia disse a ele que melhor coisa a fazer e pagar hotel ai eu penso e se eles não forem com minha cara e eu não entrar? rsrsrs vou perder 30 dias de tudo reserva vou perder tudo 30 dias em hotel em Almeria e muito dinheiro , então nos pensamos em eu reduzir de 30 dias para 15 dias fazer vôo direto Fortaleza /Almeria (Aeroporto) pode ser feito pela Iberia eu pago apenas difereça em dinheiro a propria agencia ja faz a reserva e pago tudo em Fortaleza seria uma saída tentativa.
    2º opção seria eu comprar uma passagem para portugal saindo de Madri porque Minha passageme Esta Fortaleza/Madri e meu amigo em faz a tal carta convite e me manda registrada em cartorio , porque vi em sites que para portugal a carta so precisa ser registrada e enviada por correio a anfitriã.Ai meu amigo vai me buscar de Carro em portugal.
    Bem amigos me ajudem qual será a melhor opção? Se fossem vocês o que fariam? O Aeroporto de Almeria a migração e complicada como Madri? Conhecem alguém que tenha sido barrada na migração em Almeria? E tem outra coisa eu trabahava em uma contrutora ha 10 anos sai em dezembro me achava super cansada como irei comprovar que estou trabalhando? eu tenho amiga aqui tem uma empresa será que ela pode me fazer uma declaração de Ferias em Espanhol registrada em Cartorio que eu trabalho com ela? Para poder eu elvar como prova? Por que minha antiga Carteira tem a outra empresa que trabalhei e nem pensar la tem data de meu afastamento e sai em dezembro por isso resolvi tirar tempo de férias aqui no Brasil e passar 30 dias na europa. Meu email e herciliaf@hotmail.com quem puder me ajudar nessas informações eu fico muito grata. So falta 30 dias para minha viagem

    ResponderExcluir
  189. Olá, cris..
    parabens por esse espaço. Um espaço simples e acolhedor. obrigado por todas as informaçoes úteis. tenho uma duvida e gostaria de melhores explicaçoes. vou à Roma com escala em Lisboa.a duvida é: sou obrigada a passar na imigraçao em Lisboa? eu poderia optar passar pela imigraçao em Roma no destino final?isso é possivel? obrigado. abraços

    Jane

    ResponderExcluir
  190. Oi Jane

    Infelizmente voce tera que passar pela imigraçao portuguesa! Voce sempre passa na imigraçao do primeiro pais que voce desembarcar!

    Um abraço e obrigado pela sua participaçao!

    ResponderExcluir
  191. oláb oa noite,vou viajar no domingo dia 23 e estou codem mo pois irei a lisboa visitar meu namorado. ele falou que não é preciso a carta convite, tenho meus documentos todos corretos e o endereço dele.vc acha que não é preciso mesmo a carta?

    ResponderExcluir
  192. Boa tarde cara anonima

    Seu namorado tem razao, para entrar em Portugal nao è obrigatorio a carta convite, alias, para nenhum pais a apresentaçao da carta convite nao è obrigatoria. O que è obrigatorio è a apresentaçao de um comprovante de alojamento: um contrato de aluguel, uma reserva de hotel, e ai, se voce for ficar como hospede de alguem, a carta convite substitui o comprovante de alojamento. Infelizmente, palavras o vento leva, ja dizia o ditado, e voce falar que vai ficar na casa de fulano nao tem validade, precisa ser um convite por escrito, assinado e alguns paises ainda exigem o reconhecimento da firma.

    Na verdade, o que o policial da fronteira quer saber, è se voce realmente tem a onde ficar.

    Se voce nao tem a carta convite, te aconselho a fazer uma reserva pela internet em qualquer hotel, existem muitos que nao exigem pagamento no ato da reserva.

    Se de tudo nao for possivel, se acalme e respire fundo. Nao ter o comprovante de alojamento nao quer dizer que voce sera deportada. Pode acontecer sim, caso eles te peçam e voce nao possua o documento. Vai depender muito da sorte e do humor do policial que vai te atender. Muitas vezes eu ja viajei e nunca me pediram nada: somente o passaporte e a passagem de volta. Outras vezes ja me pediram de tudo!

    Se voce tiver trabalhando leve sua carteira de trabalho assinada, se voce estiver estudando, leve um comprovante. Na hora do aperto, qualquer comprovante que voce tenha um vincolo e que deve retornar ao Brasil pode te ajudar.

    De uma olhada no link abaixo, que è do Consulado portugues no Rio, ali eles dizem todos os documentos necessarios para entrar em Portugual, inclusive o comprovante de alojamento.

    Ah.. uma coisa muito importante: sem a carta convite, voce tera que comprovar um valor diario de euros para as despesas. Leve por favor a quantia solicitada por eles: 75 euros mais 40 euros por dia de permanencia.

    Se voce nao tiver essa grana, leve um cartao de credito internacional.

    A carta convite nao è obrigatoria, mas facilita muito a entrada, ja que ela te dispensa de apresentar a reserva de hotel e o valor de euros solicitados por Portugal.

    Um outro conselho importante pra ti: Nunca demostre insegurança ou medo e tente nao mentir, eles sao treinados e percebem quando mentimos. Mostre segurança e vista uma roupa discreta, com pouca maquiagem, pq europeus sao mestres em pensar que nos brasileiras vamos a Europa por motivo de prostituiçao.

    Um abraço e boa viagem!

    O link do consulado:

    http://www.consuladoportugalrj.org.br/readarticle.php?article_id=22

    ResponderExcluir
  193. Olá, Cris, que beleza de blog. percebo que tens elucidado muitas questôes e vejo que posso até me enquadrar em das perguntas já formuladas e bem respondidas por voce, no entanto sempre achamos que nosso caso em particular é unico. a questão é: meu namorado argentino mora na Italia.tenho viagem marcada para lá em março, passaporte válido,2 mil euros, ele vai mandar a carta-convite,tenho cartao internacional de vacinaçao,passagem ida e volta com data especifica em exatos 2 meses o periodo que quero passar por lá. acontece Cris, que sou profissional autônoma.nao tenho emprego fixo. isso é um problema? posso ser barrada por isso??? estou muito ansiosa com esta minha viagem pois será minha primeira viagem internacional. obrigada desde já. Bom domingo!

    Girlandia

    ResponderExcluir
  194. Ola Girlandia!

    Obrigada pela sua participaçao. Nao tem problema nenhum voce nao ter comprovante do seu trabalho nao. Esse documento nao faz parte das exigencias da Italia nao, eu so peço pra levar quem tem, pq è mais um documento. Fique tranquila, sua documentaçao esta certinha. Falta so o seguro saude. Se voce paga o INSS mesmo como autonoma, voce consegue fazer gratuitamente no Ministerio da Saude.

    Boa viagem e aproveite, a Italia è linda!

    ResponderExcluir
  195. BOA NOITE QUERIDOS, BEM IREI PORTUGAL DE FERIAS POR 30 MEU AMIGO VAI ME MANDAR CARTA CONVITE FEITA POR ELE QUE EU PEGUEI MODELO EM SITE E ELE VAI ATENTICAR MANDAR POR CORREIO O QUE ACONTECE E QUE TALVEZ MEU AMIGO NÃO POSSO IR ME BUSCAR NO AEROPORTO , PORQUE ELE MORA LONGE E ESTARÁ NO TRABALHO , MAS CLARO QUE ESTARA COM TELEFONE LIGADO CASO POLICIA LIGUE PARA ELE SERÁ QUE TEREI PROBLEMA SE NÃO DER PARA MEU AMIGO IR ME BUSCAR NO AEROPORTO EU PEGAR UM TAXI ATE CASA DELE? E CARTA PODE SER MESMO SO AUTENTICADA NO CARTORIO OU PRECISA SER FEITA NA POLICIA , VI EM SITE QUE NECESSITA SER FEITA NA POLICIA SE FOR MEU AMIGO NÃO TEM TEMPO PARA ISSO ELE VAI DIGITAR ASSINAR LEVAR UM CARTORIO.
    MINHA DOCUMENTAÇÃO ESTA TODA CORRETA! SERÁ NECESSARIO EU FAZER RESERVA EM HOTEL POR 1 DIA?
    O QUE VOCÊS ME ACONSELHAM?
    HERCILIA

    ResponderExcluir
  196. Oi Hercilia

    Fique tranquila se seu amigo nao pode ir te buscar no aeroporto, nao tem problema nao.

    Em Portugal eu nao sei se a carta deve ser registrada na Policia, aqui na Italia nao è necessario. De qualquer maneira, entre em contato com o consulado portugues no Brasil e confirme essa informaçao.

    Se voce tem a carta, nao precisa fazer nenhuma reserva em hotel nao.

    Boa viagem e obrigada pela sua participaçao!

    ResponderExcluir
  197. Boa Noite querida Cris, eu telefonei para consulado e Fortaleza e perguntei pelo modelo da Carta convite la me informação que eu deveria entrar no site www.sef.pt e ir em Impressão online Termo de responsabilidade eu fui abre-se um formulário que deve ser impresso pelo anfitrião e autenticado em cartorio e deve ser enviado por faz ou email assim me disse a tendente junto com copia do passaporte do mesmo que esta assinando, o que eu não vi no tal formulario foi data de prermancecia que o convidado iria ficar será que esse formulario esta certo? Porque O consulado da Espanha semana passada me deu uma informação errada se eu não fosse pesquisar seria barrada na Espanha. Por favor tem alguém que tenha usado esse Formulario?
    OBRIGADA. HERCILIA

    ResponderExcluir
  198. Boa noite, Cris

    estou indo à Italia no proximo mes. minha primeira viagem a Europa. irei pela Tap com escala em Lisboa. como sabido irei passar pela imigraçao em Lisboa durante este periodo de vistoria de documentaçao, como fica a questao das malas?obrigado

    carlos andré

    ResponderExcluir
  199. Oi Hercilia

    Eu vi o tal formulario que voce postou, e realmente nao possui a data de entrada e saida do pais. Que estranho! Quer um conselho? Leve os dois modelos, aquele que o consulado te indicou e o modelo que publiquei em portugues.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.