terça-feira, 3 de junho de 2008

A BENÇÃO E A ALEGRIA DE SER RH


Hoje e um dia especial: Dia do Profissional de Recursos Humanos !!!!

Trabalhei muitos anos nessa area no Brasil e è com imensa alegria que gostaria de parabenizar todos os amigos de trabalho e da faculdade!

A area de Recursos Humanos è uma area encantadora de se trabalhar. E claro, tem stresses, mas e a area que amo e que se Deus quiser voltarei a trabalhar.

Hoje dia internacional do profissional de Recursos Humanos, gostaria de refletir junto com vocês sobre o nosso papel enquanto representantes da área de RH na gestão de pessoas.

Penso que este dia reforça a importância de nosso trabalho para que as pessoas tenham seu devido reconhecimento e valorização, para que nossas ações sejam pautas na ética, no respeito, na competência e que literalmente prezemos pelo desenvolvimento do ser humano em sua essência.

Desejo que possamos avaliar como temos tratado as pessoas que trabalham conosco, temos feito a diferença nas empresas em que atuamos?

Temos defendido a importância das pessoas para o desenvolvimento das empresas e sua perenização, assim como a dignidade daqueles que se dedicam ao trabalho junto conosco em todos os níveis hierárquicos?

Acredito que resgatar a essência do indivíduo, da sociedade, a formação da identidade que se dá também pelo trabalho é nosso dever, nossa missão.

Mas com que visão temos observado este contexto? Que leitura estamos fazendo da realidade que nos cerca? Que valores temos apresentado as pessoas?

Sabemos que existem profissionais e profissionais de Recursos Humanos, mas também sabemos que podemos ser aqueles que fazem a diferença, independentemente do que temos visto. Mais ainda, acredito que podemos sensibilizar aqueles que não têm sido tão humanos.

Nós podemos e juntos faremos a diferença, seja com grandes ou pequenas ações.

Logo atingiremos objetivos maiores, reconfigurando e reafirmando os Recursos Humanos como o coração das empresas de modo geral.

Portanto vos convido a resgatar e reafirmar a essência de nosso trabalho, missão, visão e valores pessoais e profissionais: hoje e sempre...

Parabéns a todos!

Esse e um artigo que gosto muito e que deixo para voces refletirem


A BENÇÃO E A ALEGRIA DE SER RH

Existe um país chamado RH. Nele "mora" um povo especial: legisladores, educadores, técnicos, gente que cuida do pessoal.

Gente que recruta , seleciona e contrata, também paga , desconta e aposenta. Povo que cuida da saúde, do alimento, providencia o transporte, cuida de quem bebe, de quem fuma, de quem tem problemas e pendências. Povo que treina, desenvolve e recicla, que briga pelo salário e pelo benefício, conversa com o sindicato e com a direção . Fiel da balança entre o Capital e o Trabalho . Cuida de um, pensando no outro.

Gente que apesar de tanta função, prática e burocrática, sonha e procura conectar a alma das pessoas, "reinventar" a motivação, resgatar o brilho no olhar, gente que acredita no ser humano e garimpa talentos.

Seu grande desafio é fazer o concreto e sonhar com o abstrato, receber na chegada e desligar na saída, satisfazer o empregado e o patrão, "um olho na missa e o outro no padre", tempo para educar e tempo para punir. Plural e Singular.

A sina do RH é atuar na contradição, "ser empregado esquecendo que o é, ser patrão lembrando que não o é".

Chamam este País e seu povo de Recursos Humanos , alguns dizem que chamar o homem de "recurso" não pega bem , inventaram Departamento de Gente , Setor de Pessoas , Área de Pessoal , nomenclaturas onde o que conta são as posturas

Polêmicas e contradições à parte, eu sei que para ser RH é preciso vocação, trabalhar como missão, exercer o oficio com sensibilidade e razão. Ter nervos de aço, ser a régua e o compasso.

Fonte: Victoriano Garrido Filho
Diretor de Educação Corporativa da ABRH-BA
vgarrido@terra.com.br

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.