domingo, 18 de maio de 2008

Nulla Osta - AUSÊNCIA DE IMPEDIMENTOS PARA CASAMENTO

Para se casar com Italiano, o primeiro passo deve ser a emissao do Nulla Osta no Consulado Brasileiro de Milao ou em Roma, de acordo com a cidada da onde vc esta. A declaraçao de Nulla Osta e certidao em que o Consulado diz que vc nao e casada no Brasil. Para isso vc deve portar do Brasil a sua certidao de nascimento com data de emissao recente (menos de seis meses), com firma reconhecida de quem emitiu e uma declaraçao ( o modelo tem no site do consulado) assinado por duas pessoas residentes no Brasil tambem com firma reconhecida. Voce nao precisa traduzir nada para o Italiano. Abaixo, o procedimento inteiro de como fazer pra tirar o nulla osta.

Com o nulla osta na mao voce vai na prefeitura para reconhecer a firma do Consul (o consulado te indica direitinho o endereço), voce vai ate o comune de onde o seu noivo tem a residencia, com copia e original do passaporte e dar entrada na documentaçao.

Algumas comunes no norte da Italia, estao solitando tambem o permesso di soggiorno e nao estao aceitando o casamento de pessoas que estao ilegais na Italia. Pra dar entrada no meu casamento eu so tirei copia do visto de entrada que estava no meu passaporte, pois eu ainda estava no periodo de turista que sao de 90 dias.

DECLARAÇÃO DE “NULLA OSTA” PARA CIDADÃOS BRASILEIROS CASAREM NA ITÁLIA – AUSÊNCIA DE IMPEDIMENTOS PARA CASAMENTO
Documento expedido pelo Consulado – Geral do Brasil em Milão para cidadãos brasileiros que pretendem casar – se em “Comune” sob nossa jurisdição é a Declaração de “Nulla Osta”.
Para a obtenção da declaração de “nulla osta”, o cidadão brasileiro deverá apresentar – se pessoalmente ao Consulado, munido dos seguintes documentos:
  • Declaração de ausência de impedimentos ao casamento ("nulla osta"), de duas testemunhas brasileiras, parentes ou não, com assinaturas reconhecidas em cartório no Brasil, em que atestem conhecer o interessado, seu estado civil, sua residência, sua filiação, o nome do futuro cônjuge e que declarem não haver impedimentos para que o brasileiro (a) contraia matrimônio. Este documento deve ter data de emissão inferior a 6 meses;
  • Original e fotocópia de 2ª via de Certidão de nascimento brasileira, emitida há menos de seis meses;
  • Original e fotocópia das quatro primeiras páginas do seu passaporte brasileiro válido;
  • Original e fotocópia da Carta d’Identità ou passaporte estrangeiro válido do futuro cônjuge;
  • No caso de brasileiro residente na Itália, apresentar também carteira de identidade italiana válida;
  • Formulário de solicitação da Declaração de “Nulla Osta”;
  • Formulário de matrícula consular;
  • Emolumentos Consulares: € 18,75 (dezoito euros e setenta e cinco centésimos)
O cidadão brasileiro que for divorciado, deverá apresentar, ademais:
    • Original e fotocópia da certidão de casamento com a averbação do divórcio, com data de expedição não superior há seis meses da data de emissão do documento;
Se o cidadão brasileiro for menor de 18 anos, além dos documentos acima descritos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis legais do interessado com firma reconhecida em cartório no Brasil. Neste documento, deverão estar indicados claramente o nome e o sobrenome do futuro cônjuge.

No caso de cidadãos brasileiros viúvos
, deverão ser apresentados, ademais, o original e a cópia da certidão de casamento e de óbito do cônjuge falecido.

A declaração de nulla osta emitida pelo Consulado tem validade de seis meses a partir da data de sua emissão e a assinatura da autoridade consular brasileira deverá ser legalizado em Prefettura, antes de ser apresentada na “Comune”.
Somente o cidadão brasileiro em nome do qual foi emitida a declaração de "nulla osta" pode solicitar e retirar o documento.

O Consulado recomenda expressamente
observar os prazos de validade da certidão de nascimento e da declaração de ausência de impedimentos das duas testemunhas que, se superiores a seis meses não serão aceitas.

Para este Consulado, não é necessária tradução nem legalização dos documentos mencionados por repartição consular italiana no Brasil. O cidadão brasileiro deverá verificar com a “Comune” onde pretende casar - se acerca da necessidade de tais serviços.

Alguns cartórios no Brasil prestam serviços pelo correio. Verifique pelo Cadastro de Cartórios no Brasil do Ministério da Justiça aquele que poderá fornecer sua 2ª via de certidão de nascimento.

O pagamento de serviços consulares devem ser pagos, em espécie, no posto de atendimento do Banco do Brasil, localizado nas dependências do Consulado-Geral em Milão.

O Consulado não recebe ou remete documentos por fax, e-mail ou correio, salvo dúvidas, sugestões e reclamações. Portanto qualquer solicitação de documentos deverá ser apresentada e retirada pessoalmente pelo interessado nesta repartição consular.

53 on: "Nulla Osta - AUSÊNCIA DE IMPEDIMENTOS PARA CASAMENTO"
  1. vc fez tudo isso em milão?!

    ResponderExcluir
  2. Caro Anonimo

    Fiz tudo isso no consulado de Roma, em Milao o procedimento deve ser o mesmo.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. EU ESTOU NA ITALIA TENTANDO ME CASAR.TROUXE TODA DOCUMENTACAO,SO QUE O CONSULADO BRAIELEIRO EM MILAO NAO EXPEDI MAS NULLA OSTA,EXPEDEM OUTRO CERTIFICADO SO QUE COMUNE NEMHUMA ITALIANA ACEITA O TAL DOCUMENTO,E EU NAO SEI MAS O QUE FAZER,COMO EU TEM INUMEROS BRASILEIROS NA MESMA CITUACAO A QUI NA ITALIA.

    ResponderExcluir
  4. Cara Anonima

    Fiz o meu processo no inicio do ano e deu tudo certo. Vou pesquisar com algumas amigas que fizeram a pouco tempo e te dou um feed back. Qual o nome do documento que o consulado te deu?

    ResponderExcluir
  5. Amiga Anonima

    Minha amiga tirou o nulla osta em agosto desse ano no consulado de Milao e deu tudo certo. Provavelmente deve ter tido alguma alteraçao no nome do certificado. O que a comune te falou?

    Um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Pelo que parece, houve alteraçao na legislaçao a partir de 31.10.2008.

    Por favor vejam tambem o post http://crissinatti.blogspot.com/2008/12/matrimonio-na-italia-nulla-osta-emitido.html

    ResponderExcluir
  7. Documentaçao para casar aqui na Italia esta a maior confusao. No final de outubro, o Consulado Brasileiro de Milao inventou que teriamos que pegar um nada consta no cartorio onde fomos registrado, depois traduzir e validar no consulado italiano no Brasil, enfim, o consulado do Brasil aqui na Italia estavam se negando a dar o nulla osta. O problema è que isso nao funcionou, pois a comune aqui na Italia nao estava aceitando nenhuma documentaçao que nao fosse emitida pelo consulado Italiano. Entao o que eles fizeram? Revogaram esse procedimento. Para me certificar, escrevi um email para o consulado de Roma e eles me responderam da seguinte forma:

    Prezada Sra.
    Devido à recorrente dificuldade para obter-se, nos cartórios brasileiros, a
    Declaração de Estado Civil, as autoridades brasileiras decidiram revogar a
    exigência da referida declaração para fins de expedição da Declaração para
    Fins de matrimônio na Itália.
    Cordiais saudações,
    Consulado-Geral do Brasil em Roma

    Se voce for no site do consulado Brasileiro em Roma voce vai encontrar as seguintes informaçoes:

    DECLARAÇÃO PARA FINS DE MATRIMÔNIO NA ITÁLIA

    Documento expedido pelo Consulado–Geral do Brasil em Roma para cidadãos brasileiros que pretendem se casar em “Comune” sob sua jurisdição, com o intuito de cumprir as finalidades do artigo 116 do Código Civil italiano.

    Para a obtenção da “Declaração para fins de matrimônio na Itália”, o cidadão brasileiro deverá apresentar-se pessoalmente ao Consulado, munido dos seguintes documentos:

    - Declaração de duas testemunhas brasileiras, parentes ou não, com assinaturas reconhecidas em cartório no Brasil, em que atestem conhecer o interessado, seu estado civil, sua residência, sua filiação, o nome do futuro cônjuge e que declarem não haver impedimentos para que o brasileiro (a) contraia matrimônio. Este documento deve ter data de emissão inferior a 6 meses;

    - Original e fotocópia de 2ª via de Certidão de nascimento brasileira, emitida há menos de seis meses*;

    - Original e fotocópia das quatro primeiras páginas do seu passaporte brasileiro válido;

    - Original e fotocópia da Carta d’Identità ou passaporte estrangeiro válido do futuro cônjuge;

    No caso de brasileiro residente na Itália, apresentar também carteira de identidade italiana válida;

    - Formulário de solicitação da “Declaração para fins de matrimônio na Itália”;

    - Emolumentos Consulares: € 15,00 (quinze euros)

    O(a) cidadão(ã) brasileiro(a) que for divorciado(a), deverá apresentar, ademais:

    - Original e fotocópia da certidão de casamento com a averbação do divórcio, com data de expedição não superior há seis meses da data de emissão do documento;

    Se o(a) cidadão(ã) brasileiro(a) for menor de 18 anos, além dos documentos acima descritos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis legais do interessado com firma reconhecida em cartório no Brasil. Neste documento, deverão estar indicados claramente o nome e o sobrenome do futuro cônjuge.

    No caso de cidadãos(ãs) brasileiros(as) viúvos(as), deverão ser apresentados o original e a cópia da certidão de casamento e de óbito do cônjuge falecido.

    A declaração para fins de matrimônio na Itália emitida pelo Consulado tem validade de seis meses a partir da data de sua emissão e a assinatura da autoridade consular brasileira deverá ser legalizada na "Prefettura", antes de ser apresentada no “Comune”.

    Somente o(a) cidadão(ã) brasileiro(a) em nome do qual for emitida a declaração para fins de matrimônio na Itália pode solicitar e retirar o documento.

    Para este Consulado, não é necessária tradução nem legalização pelos consulados italianos dos documentos mencionados acima. O(a) cidadão(ã) brasileiro(a) deverá verificar com a “Comune” onde pretende se casar acerca da necessidade de tais serviços.

    *Alguns cartórios no Brasil prestam serviços pelo correio. Verifique pelo Cadastro de Cartórios no Brasil do Ministério da Justiça aquele que poderá fornecer sua 2ª via de certidão de nascimento.

    Fonte:http://www.consuladobrasilroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    Download da Declaração de duas testemunhas brasileiras
    http://www.consuladobrasilroma.it/formularios/casamento_ita.pdf

    Download do Formulário de solicitação da “Declaração para fins de matrimônio na Itália”;
    http://www.consuladobrasilroma.it/formularios/FormHabilitacaoCasar.pdf

    Isso è o que consta no site do Consulado de Roma. De uma olhada tambem no site do Consulado Brasileiro de Milao!

    ResponderExcluir
  8. oi gente eu queria saber se nao precisa traduzir e legalizar todos esses doc q o consulado pedem pra gente? e quando agente vai no comune o q q precisa levar ???

    Obrigada, ciaooo

    ResponderExcluir
  9. Oi Mary

    Voce nao precisa traduzir nada para tirar o nulla osta. Leve todos os documentos originais e copias em portugues. O proprio consulado emitira o nulla osta em italiano.

    Com o nulla osta na mao, vc tera que reconhecer a firma do consul. O Consulado dira em qual preffetura vc devera andar para reconhecer a firma.

    Os documentos necessarios para o comune pode variar de comune pra comune. Eh melhor vc pedir o seu noivo para verificar quais sao. Geralmente, de estrangeiro eles pedem, o nulla osta, certidao de nascimento (nem sempre), copia e original de passaporte e agora o comprovante de regularidade no pais, ou seja, o permesso di soggiorno ou o visto de turista.

    Um abraço e auguri pelo casorio !

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Cris, sò o fato de nao ter que traduzir e legalizar todos esses papeis no brasil è um alivio, um beijaoooo e obrigada!
    fiquem com deus

    ResponderExcluir
  11. oi cris...pode me tirar uma duvida?

    vou me casar em roma...mas precisa ou nao ter em maos a declaracao de estado civil? ou so precisa o das testemunhas?

    ResponderExcluir
  12. Oi Diana

    No site do consulado de Roma nao consta a declaraçao de estado civil na lista de documentaçao. Quando eu fiz a minha, ha 03 anos atras, nao precisava.

    De uma olhada no LINK: http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    Porem, è com consultar tambem a comune a onde voce vai casar.

    Obrigada pelo comentario e Auguri pelo matrimonio!

    ResponderExcluir
  13. oi cris!!!!

    a carta das testemunhas pode ser scaneado? ou tem que ser enviado por correio?
    pois estou no brasil ainda, mas o cartorio entrou em greve e falta reconhecer as firmas das testemunhas, se chega o dia da minha viagem minha familia pode me enviar este documento via email e eu escanear????
    ou ter que ser o documento exato?

    bjuusss

    ResponderExcluir
  14. Diana

    Infelizmente para fazer o nulla osta, so servem os documentos originais. Se por acaso quando voce viajar os documentos nao estiverem prontos, peça pra te enviar pelos correios!

    Um grande abraço pra ti e obrigada pelo comentario!

    ResponderExcluir
  15. ola tudo bem
    atualmente estou morando em londres e devo tornar na italia para dar inicio a minha cidadania italiana atraves do casamento mais tenhos algumas duvidas...
    meus documentos do brasil ja estao todos prontos gostaria de saber quais sao os doc que tenho que pegar na italia e o local a serem retirados pra mim poder apresentar na prefeitura...
    agradeço desde ja
    lilian sette

    ResponderExcluir
  16. Lilian

    De uma olhada no site da Prefeitura onde vai dar entrada na cidadania. Voce vai precisar do formulario que tem disponivel no site e do nada consta penal na Italia e nos paises onde vc ja viveu, no caso da Inglaterra.

    ResponderExcluir
  17. - Oi Cris....me ajude se possivel...como faço p conseguir esse Formulário de solicitação da “Declaração para fins de matrimônio na Itália”;....pois no site do consulado brasileiro em Milao nao consta...so consta no de Roma...nao sei se serve,pois, como diz o topico seguinte minha comune è de milano e nao Roma.. (Documento expedido pelo Consulado–Geral do Brasil em Roma para cidadãos brasileiros que pretendem se casar em “Comune” sob sua jurisdição, com o intuito de cumprir as finalidades do artigo 116 do Código Civil italiano.)

    ResponderExcluir
  18. Oi Cris...Tenho uma duvida a respeito do formulario de solteiro( aquele em as minhas testemunhas assinam e reconhece firma...O endereço que devo colocar è o meu aq da Italia ou o meu do Brasil??? Pq tenho residencia aqui tambem. Sou legal , tenho permesso . Nao me enquadre naquele 3 meses q mtas pessoas tem qdo chega aq pra casar.

    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  19. Olà gostaria de saber se alguem tem a informaçao de quanto tempo depois de haver me casado com um italiano no brasil (sao paulo) posso entrar na italia legalmente? Estou inlegal na italia à 4 meses, estavamos terminado o processo da compra de uma casa e nao consegui voltar antes. Se alguuem souber me passar essa informaçao ficarei muito grata. Muito obrigada. Geisi. geisilima@yahoo.it

    ResponderExcluir
  20. Geisi

    Eu nao sei te informar direito, seria bom vc verificar no consulado italiano no Brasil ou na Anagrafe de residencia do seu marido. Voce tem que transcrever o seu casamento realizado no Brasil para Italia. Esse processo è que nao sei como funciona, se vc pode fazer diretamente por aqui ou se deve passar pelo consulado italiano no Brasil. Eu acredito que voce tenha que traduzir para o italiano e legalizar no consulado primeiro. Confirme essa informaçao na Anagrafe. Depois da transcriçao, voce pode pedir subito o seu permesso di soggiorno por motivo de familia. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  21. Tenho muitas duvidas. Eu e meu marido moramos no Brasil, e ele esta inscrito no AIRE (residente no exterior). Gostariamos de casar no comune onde a familia dele mora. Ele esta tem visto de permanencia no Brasil, porque temos uma filha. Ele tem a sentenca de divorcio expedida pelo comune di Milano. Eu sou solteira. Tenho muitas duvidas, e nao consegui um lugar que me explicasse bem. Para nos casarmos aqui, descobrimos que precisamos abrir um processo de homologacao de divorcio com advogado. Esse processo seria mais simples se casando na Italia? Outra coisa que ate hoje o consulado nao explicou direito foi meu visto baseado no nascimento da minha filha que foi registrada como italiana. Eles me disseram que so tenho direito a partir do momento que eu for morar na Italia, em outro momento falaram que so poderia pedir caso fosse viajar... Alguem sabe me explicar? Obrigada, Valeria

    ResponderExcluir
  22. Sobre o casamento feito no Brasil, 'e necessario ir no consualdo italiano no Brasil e apresentar a certidao de casamento. O mesmo acontece com a certidao de nascimento, a partir disso o consulado da entrada na documentacao italiana. "E bem simples.

    ResponderExcluir
  23. Valeria

    Eu nao sei te informar se o processo feito aqui seria mais simples para o seu marido, provavelmente sim, ja que a certidao de divorcio dele ja foi expedida pelo comune.

    O problema è que como seu marido è inscrito no AIRE, ele terà que fazer toda a documentaçao atraves do consulado italiano no Brasil.

    Veja o que diz o site do Ministero degli Affari Esteri

    Cosa deve fare un cittadino italiano residente all’estero che intende contrarre matrimonio in Italia?

    Nel caso di matrimonio da doversi celebrare presso un Comune italiano il cittadino residente all’estero, dopo aver preso gli opportuni accordi con il Comune italiano nel quale intende sposarsi, deve chiedere le pubblicazioni al Consolato competente alla cui anagrafe consolare risulta iscritto.

    Il Consolato una volta eseguite le pubblicazioni delega il Comune italiano alla celebrazione ( art. 109 c.c.)

    ResponderExcluir
  24. Esqueci de colocar o link da fonte:

    http://www.esteri.it/MAE/IT/Italiani_nel_Mondo/ServiziConsolari/StatoCivile/Matrimonio.htm

    Quanto ao visto, alias, o permesso voce so tem direito se quiser fixar residencia na Italia. Ate eu, que sou casada com italiano, se quiser retornar a morar no Brasil eles me tiram o permesso. Pra ter direito ao permesso de longa duraçao, precisa ser residente aqui.

    Eu acho que se voce quiser viajar e ficar por mais de 90 dias, voce pode requerer o visto por um periodo maior.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  25. ola, eu sou um garoto brasileiro que ta na italia com visto de turista ainda 20 dias. quero casar minha namorada italiana e estou esperando os documentos chegar do brasil, so tenho um problema: nao to achando um cartorio a onde assinar a Declaração de ausência de impedimentos ao casamento. SOu do rio de janerio, nova iguaçu, alguem sabe me falar qual cartorio fas isso?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Oi Anonimo

    Essa declaraçao tera que ser feita no Brasil. Na verdade, voce pega o modelo no site do consulado e pede para duas pessoas que te conhecem e que residam no Brasil para assinar. Voce so vai no cartorio reconhecer a firma dessas duas pessoas. Qualquer cartorio serve, desde que tenha as firmas dessas duas pessoas registradas.

    Um abraçO

    ResponderExcluir
  27. olá cris,
    Bom.ha um tempo gostaria de escrever,sou do rio de janeiro e estou indo agora em dezembro casar com meu namorado que mora em milãoe é cidadão italiano,pois bem a minha dúvida é a seguinte,para entrar na italia entrarei com carta convite dele,tranquilo ou problemático?como entrarei como turista tenho que comprovar renda? quanto? e o seguro é realmente necessario?bom pra terminar vc acha que comprar a passagem ida e volta com data de 90 e seguro para 90 tem necessidades ou vc acha que em 60 dias por exemplo consigo casar e resolver minha permanencia?desde ja te agradeço!!bjs

    ResponderExcluir
  28. Cara Leitora,

    Que bom que você decidiu nos escrever!

    Entrar na Italia com a carta convite è super tranquilo, sempre faço para parentes e amigos e nunca tive problemas.

    Como turista, você terá que comprovar renda sim, eu te recomendaria trazer um cartão de crédito internacional, eles não tem como comprovarem o limite de crédito disponivel no seu cartão.

    O seguro saúde è um dos itens obrigatórios, a mim nunca pediram, mas se pedirem e você não tiver, eles podem te mandar de volta para o Brasil. Se você paga o INSS como empregado ou como autonomo, poderá fazê-lo gratuitamente no Ministerio da Saude. Temos um post que explica direitinho esse procedimento.

    http://www.noticiasdabota.com/2008/05/seguro-saude-acordo-brasil-e-italia.html

    Se você for rápida, acredito sim que em 60 dias você consegue dar entrada em todos os papéis para o casamento. Eu fiz tudo em um mês e agora em dezembro, com certeza você não terá problemas em conseguir uma data disponivel no comune para a realização do matrimonio. Se fosse no verão, eu te diria que seria mais complicado, mas no inverno, creio que será possivel sim!

    Um abraço, boa viagem e auguri pelo matrimonio!

    ResponderExcluir
  29. Olá cris,
    obrigada pela resposta,me foi muito util!!venho de novo perguntar sua opinião,fui comprar minha passagem numa agencia e a pessoa q está cotanto para mim,disse que seria melhor ela emitir uns vouchers fakes, pq 90 dias são muitos dias e eles podem desconfiar e tal...mas tenho medo de mentir pq logo em seguida vou dar entrada com meus documentos para casar, naum queria fazer nada de errado sabe,naum sou boa pra mentir,naum falo italiano,então gostaria de saber qual tem que ser minha postura,caso seja indagada sobre minha permânecia tanto tempo aí,ja que naum tenho nehum vinculo comprovado ak no brasil...estou indo certinha com grana,cartão internacional passagem ida e volta e seguro pra 90 dias...tem problema dizer q estou indo ver meu namorado?ha e qnt vc acha necessario ter em especie alem do cartão?
    desculpa a insistencia sobre o mesmo assunto,mas é tanto investimento,de td neh,tempo,sonho,dinheiro que a gente fica com medo!!
    desde ja te agradeço,bjs

    ResponderExcluir
  30. O que eu te aconselho è o seguinte: Não minta nunca! Esses policiais são treinados para esse tipo de coisa, eles percebem logo quem está mentindo. Você pode omitir, mas mentir nunca.

    Eu vim pra cá por 90 dias e não trouxe vouchers. Trouxe dinheiro e cartão de crédito internacional, Visa Electron, essas coisas. Falsificar documento è crime, seja na Italia, ou no Brasil.

    Se eles te perguntarem, você pode dizer que vem visitar seu namorado, mas veja o tipo de parentela que ele vai declarar na sua carta convite. Se ele disser q vcs sao amigos, confirme...Se ele disser que è seu findazato, confirme. Nunca escreva uma coisa e diga outra, não caia em contradição, e acima de tudo, diga sempre a palavra TURISMO!

    Valores eu realmente não sei te dizer, existe um valor diario necessario que vc encontrará no site do consulado italiano, mas para quem tem a carta convite, com estadia, esse valor pode ser menor e como eu te disse, eles nao tem como ver o valor do credito disponivel no seu cartao de credito. Eu nunca precisei comprovar meios financeiros. Sempre mostrei o passaporte, carta convite, seguro saude, passagem de ida e volta e nunca tive problema. Acredito que voce tambem nao tera, ainda mais que esta tendo um boom de turista brasileiro na Italia.

    Um abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  31. Ola.

    Gostaria de saber quanto tempo mais ou menos dura o tramite de dar entrada nos papeis de casamento e a retirada da permissao de residencia? Após a entrada dos documentos do casório ja estarei "legalizado", terei algum protocolo que me permita trabalhar? Em quanto tempo sai o permesso di soggiorno?

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  32. Caro Leitor,

    O tempo varia de acordo com cada comune e cada questura. Geralmente nas grandes cidades demora mais. Aqui em Firenze, por exemplo, são mais de 60 dias para conseguir o permesso e o processo de residencia pode durar até seis meses. Sem a residência, você não consegue tirar a carteira de identidade.

    Com o permesso você já poderia começar a trabalhar, mas a maioria das empresas, exigem a carteira de identidade. Tudo vai depender muito de cada cidade e da empresa que te contratar.

    Um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  33. vou me casar na italia...gostaria de saber quantos dias leve a prefeitura reconhcer a nulla ....ciaoooo tutti

    ResponderExcluir
  34. Caro leitor

    Dificil responder a sua pergunta, porque isso pode variar de acordo com cada prefeitura. Aqui em Florença eles fazem na hora. Nao acredito que seja demorado nao, porque è como um reconhecimento de firma - Eles colocam um carimbo, um bollo e assinam!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  35. ola,tenho mil duvidas sobre o matrimonio na italia ,qual seria o primeirissimo passo para chegar na italia com os docuemntos exigidos por eles confirmados pelo brasil e que nao terei que voltar novamente ,faltando algum tipo de documento e qual o primeiro procedimento que devo tomar quando chegar na italia , o meu noivo esta la preocupado com isso ,devo ir ja certa com os documentos carimbados pelo erest e pelo consoldado italiano ,,só isto basta ..muitissimo obrigada..preciso de respostas porque vc que nos informa certamente sobre isso bjss..

    ResponderExcluir
  36. Cara Leitora,

    A primeira coisa que você deve fazer quando chegar na Italia è ir no consulado Brasileiro (Roma ou Milano de acordo com a jurisdição) e solicitar o nulla osta.
    Os documentos necessarios para o nulla osta você poderá verificar na página do consulado Brasileiro: http://www.consbrasroma.it/registrocivil/casamento_it.html

    Com o nulla osta em mãos você vai até o comune de residência do seu noivo para dar entrada na papelada. Os documentos que você deverá apresentar, pode variar de comune para comune, por isso te aconselho a pedir o seu noivo para ir diretamente no comune e conferir quais os documentos necessários.

    Quando eu casei, não precisei traduzir e nem validar nada no ERESP e nem no consulado italiano no Brasil.

    Apresentei so o meu passaporte, certidão de nascimento com data de emissao menor do que 06 meses e a declaração das duas testemunhas com firma reconhecida.

    Um abraço e felicidades!

    ResponderExcluir
  37. ola

    Eu moro na italia na cidade de belluno gostaria de saber se é dificil se casar porqe meu namorado é brasileiro, mas eu ja sou uma cidada italiana , e pra se casar tem que ter renda salarial ?

    ResponderExcluir
  38. Cara Leitora,

    Não é dificil se casar na Italia não, basta vc providenciar o nulla osta do seu noivo no consulado brasileiro de Roma ou Milano e depois dar entrada na papelada no seu comune de residência. Para se casar não è necessário comprovar renda não! Um abraço!

    ResponderExcluir
  39. Oi Cris tudo bem.estou pra ficar maluca,queria que vc tirasse essa duvida minha..Os documentos que tem no site do consulado brasileiro em milao eu estampei tudo,os dois formulario quem tem la.Mas queria saber realmente quando eu chego la no consulado em milao eu tenho que pedir o Nulla Osta,sendo que aquele primeiro formulario que tem la e o nulla Oasta?Eu estampei e preenchi e certo?ou tenho que preencher o que eles dao la no consulado?por favor me ajude..
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  40. Cris, bom dia!
    Gostaria de tirar umas duvidas...
    è o seguinte, tenho dupla cidadenia (italiana e Brasileira) e ainda não sou residente na italia, gostaria de casar aqui no Brasil com brasileiro. Depois disso, gostariamos de morar na italia, quais procedimentos temos que seguir?
    Não consegui nenhuma informação...poderia me ajudar?
    Obrigada
    Laura

    ResponderExcluir
  41. Cara Leitora,

    Você deverá preencher os seguintes formulários para dar entrada no nulla osta no consulado brasileiro:

    01)DECLARAÇÃO DE “NULLA OSTA” PARA CASAMENTO NA ITÁLIA
    http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Milao/pt-br/file/MOD%20-%205%20Formul%C3%A1rio_Decl_Nulla%20Osta%20Casamento%20na%20italia%20_giallo%20intenso_.pdf

    02)Declaração de ausência de impedimentos ao casamento - Preenchido por duas testemunhas no Brasil
    http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Milao/pt-br/file/MOD%20-%203%20Formul%C3%A1rio_Nulla%20Osta%201%C2%B0%20pag_%20_giallo%20canario_.pdf

    Vc tem que preencher somente esses dois formularios!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  42. Cara Laura,

    Não sei te dizer com toda segurança, mas creio que assim que você se casar no Brasil, você deverá traduzir a certidão de casamento e fazer a transcrição do seu matrimônio no consulado italiano no Brasil. E se eu fosse vc ja entraria com o pedido de visto no consulado após o matrimonio. Só não sei te dizer quais os documentos que vc deverá apresentar no consulado. Acredito que vc tenha que apresentar o documento original (com data de emissão menor do que seis meses), traduzido por um tradutor juramentado e com firma reconhecida de quem emitiu a certidão. Confirme essa informação antes no consulado por favor.

    Se vc estiver no Rio de Janeiro, poderá entrar em contato com o setor de registro civil do consulado italiano através do E-mail: stciv.riodejaneiro@esteri.it

    Um abraço e auguri pelo matrimonio!

    ResponderExcluir
  43. Cris,
    Vou ver direitinho como o consulado ira me explicar e quais documentos...assim que eu souber te digo, assim quem sabe ajudar mais pessoas...

    se caso vc conseguir saber antes de mim....por favor me diga, ok?

    Obrigada pela ajuda
    Laura

    ResponderExcluir
  44. Ok Laura,

    Se eu souber de alguma coisa, eu compartilho aqui!

    Um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  45. Cris!!
    Bom Dia,estou aqui só para agradecer seu blog me ajudou muito, me caso em Julho na Itália (Bergamo) e sinceramente estava perdida e aqui me achei...
    Pois as pessoas já tinham me passado tantas informações do tipo q teria q levar documentos traduzidos,que o nulla osta deveria também portar daqui do Rio de Janeiro,enfim tantas informações...
    Mas Graças a Deus encontrei vc no google.
    Parabéns pelo site e mais uma vez muito obrigada!!
    Eliane.

    ResponderExcluir
  46. Ola Eliane,

    Obrigada pelo feedback!Auguri pelo matrimonio! De qualquer maneira, peça seu noivo para confirmar a documentaçao no comune de residencia dele. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  47. Ola Cris.

    Estou com uma duvida cruel.Vou me casar na Italia mais tenho restriçao no nome no Brasil ex: SPC,SERASA.Poderei casar normalmente na Italia ,se tiver com toda a documentaçao necessaria ou a divida no Brasil impedira?
    Aguardo resposta ,obrigada desde ja.

    ResponderExcluir
  48. Caro Leitor,

    Voce pode se casar normalmente na Italia sem nenhum tipo de problema. Eles nao verificam esse tipo de dado.

    Um abraço e auguri pelo matrimonio!

    ResponderExcluir
  49. eu quero ver como è uma declaraçao emitida pelo consulado mais nao encontro essa declaraçao de ausencia de impedimentos ao casamento por favor me ajude quero ver como è o modelo

    ResponderExcluir
  50. Eu acho dificil vc encontrar o modelo, eu nunca vi na internet. Ninguem publica, porque nele consta os dados pessoais dos dois noivos.

    ResponderExcluir
  51. O Consulado emite uma unica via, que deverà ser entregue no comune... Eu nao tenho mais o meu.

    ResponderExcluir
  52. Olá Cristiane! Ai seu site esta me ajudando horrores, vou me casar no final do ano e meu noivo é de Agropoli. Você se mudou alguma coisa desde então?? Preciso traduzir e autenticar minha certidão de nascimento?

    Beijos

    Lais Garcia

    ResponderExcluir
  53. Oi Lais,

    Para tirar o nulla osta no consulado brasileiro na Italia vc não vai precisar traduzir a sua certidão de nascimento não. Só te aconselho e confirmar se o comune a onde o casamento será realizado solicita a tradução, porque isso pode variar de comune para comune.

    Um abraço e tanti auguri!

    ResponderExcluir

Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

Obrigada pelo seu comentário !

Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.